EUA preparam escudo de defesa para lançamento norte-coreano

Os Estados Unidos estão a activar o seu escudo de defesa global anti-míssil em antecipação do lançamento anunciado pela Coreia do Norte.

A Coreia do Norte anunciou que irá levar a cabo no dia 15 de Abril o lançamento do satélite científico Kwangmyongsong-3 utilizando o foguetão Unha-3 a partir do Centro de Sandae-p’o, também denominado Tongchang-ri. No entanto, a maior parte dos países vê este lançamento como um teste de um míssil balístico intercontinental com a capacidade de atingir o território norte-americano.

As notícias mais recentes indicam que os Estados Unidos estão a activar o seu escudo de defesa anti-míssil com a inclusão de sensores de monitorização electrónica, colocação de embarcações com sistemas de intercepção e activação de redes de radar em zonas próximas da Península Coreana e no Pacífico Ocidental.

Segundo fontes anónimas, três embarcações de intercepção localizadas perto do Japão e das Filipinas estão prontas para abater o míssil norte-coreano caso os sensores localizados em órbita, no mar ou em terra venham a determinar que a trajectória do míssil se dirija para os Estados Unidos ou para algum dos seus aliados. O primeiro estágio do Unha-3 pode cair no Mar Amarelo perto da Coreia do Sul e o segundo estágio poderá cair próximo da costa das Filipinas.

Entretanto continuam os preparativos para o lançamento que certamente será seguido com atenção por especialistas iranianos cujos foguetões são derivados de tecnologia trocada com a Coreia do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights