Estrela como o Sol pode ter 9 planetas!

Em Agosto de 2010, demos a notícia que tinham sido descobertos 7 planetas em órbita de uma estrela do tipo do Sol.
Leiam aqui e aqui.

Agora, uma nova revisão dos dados parece dar a entender que o sistema planetário que rodeia a estrela HD 10180, terá 9 planetas!
Será assim muito parecido ao nosso.

A estrela HD 10180 encontra-se a cerca de 127 anos-luz de distância.
5 planetas deverão ter massas similares a Neptuno. Um outro planeta deverá ter uma massa semelhante à de Saturno.
Os 3 outros planetas deverão ser mais pequenos e menos massivos, com massas estimadas de 1,3, 1,9 e 5,1 vezes a massa da Terra. Também deverão ter períodos de translação mais curtos (1,2, 10 e 68 dias), estando assim mais perto da estrela.
Note-se no entanto, que estes são planetas candidatos, ainda não confirmados.

Leiam mais detalhes, aqui, aqui, e aqui.

4 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Eu não sei, mas se virmos bem, uma estrela única pode ser considerada um sistema solar, ou estrelas binárias, não tem de ter, obrigatoriamente, planetas. Um sistema planetário tem de ter planetas senão não seria um sistema planetário 🙂

    Provavelmente o novo sistema planetário tem apenas 8 planetas e o nono é um planeta-anão. 🙂

  2. Queria tirar uma dúvida de “nomenclatura” 🙂

    É correcto chamar sistema solar a todos os sistemas planetários? Ou sistema solar é só o nosso, por a nossa estrela se chamar Sol? Mas sendo que todas as estrelas são sóis… 😀 e sendo que sistema solar remete para sistema planetário em torno de um sol/estrela…

    Bem, era só mesmo para saber o que é mais correcto. Ou, dizendo de outra forma, se é incorrecto chamar sistema solar a sistemas planetários que não o nosso.

    1. Não sei o que é o mais correcto…

      Mas eu chamo Sistema Solar ao nosso.
      Para mim, os outros são sistemas planetários 🙂

  3. O HARPS tem mais 2 anos de observações desta estrela. Será interessante ver de que forma esta análise bate certo com uma análise com métodos mais convencionais com todos os dados obtidos pelo HARPS. Esta nova análise é baseada em métodos probabilísticos. Analisa os dados, identifica os sinais periódicos (possíveis planetas), gera modelos assumindo diferentes números de planetas no sistema e determina qual o modelo mais provável. É uma aproximação nova e por isso seria interessante ver esta análise validade com mais dados do HARPS !

  1. […] Kepler-186f, KOI-961, KOI-172.02, Alfa Centauri, Quinteto, Mais 10 + 18 + 50. HD 132563. HD 85512b, HD 10180, HD 40307g, Kepler-10b, Kepler-11, Kepler-16b (Tatooine), Kepler-20e e 20f, Kepler-22b. Kepler-62, […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.