Noite do Yuri 2012

A 12 de Abril de 1961, Yuri Gagarin, aos 27 anos de idade, tornou-se o primeiro ser humano a ir ao espaço, a bordo da nave Vostok 1, numa viagem épica que durou 108 minutos. Gagarin disse: “O céu é muito escuro; a Terra é azulada. Tudo é visto de forma muito clara.
Hoje comemora-se assim o Dia da Cosmonáutica.
Celebra-se também hoje a Noite do Yuri, com muitas festas, observações, palestras, encontros, e actividades por todo o mundo.

Lisboa não será excepção, e várias actividades estão agendadas.

“A 12 de Abril de 2012, em iniciativas locais e descentralizadas por todo o planeta, celebra-se a Yuri’s Night, que simboliza o desejo de celebrar a humanidade no espaço e incentivar a juventude a virar os seus olhos sonhadores em direcção às estrelas,
Em Lisboa o Instituto Superior Técnico a Rádio Zero lança pela terceira vez braços a esta festa, com os apoios do próprio IST, da Rádio Zero, e do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear. O convite dirige-se a todos os cidadãos para participarem nesta celebração e partilharem do entusiasmo.
A partir de quarta-feira dia 11, estará patente uma exposição no Hall do Pavilhão Central do Instituto Superior Técnico, com imagens inéditas apresentando os eventos, descobertas e imagens mais relevantes da exploração Espacial do biénio 2011-2012. À imagem dos anos anteriores, esta exposição será acompanhada de imagens à escala 1:1 de Yuri Gagarin, que realizou o primeiro voo Espacial tripulado em 1961, e Sergei Korolev, o mentor do programa Espacial Soviético, e responsável pelo primeiro lançamento de um satélite (Sputnik, transportado pelo foguetão R7) em 1957, e do primeiro voo espacial tripulado (Gagarin, transportado pelo foguetão Vostok). Será igualmente prestada uma homenagem ao ultimo voo do Space Shuttle Americano.
Serão projectados em contínuo os documentários “Fist Orbit” que reproduz o primeiro voo de Yuri Gagarin, e os documentários “A Corrida ao Espaço: De Yuri Gagarine a Neil Armstrong” e “A Exploração Espacial: 40 anos depois da Primeira Alunagem” produzidos por M. Lino da Silva, investigador do IPFN, pela ocasião da celebração do Ano Internacional da Astronomia (em 2009).
Das 10h até às 17h de dia 12, irá decorrer a 2ª edição do Seminário “ESPAÇO: A Contribuição Portuguesa em Investigação e Desenvolvimento“, com apresentações de membros da indústria e da academia, mostrando o que se faz hoje em Portugal na área do Espaço.
O dia 12 irá fechar com um grande concerto instrumental acústico ligado à Era Espacial, que irá decorrer debaixo das Estrelas, no telhado da Torre Norte do Instituto Superior Técnico.
Junta-te a nós e vem celebrar a Conquista do Espaço!”

1 comentário

  1. Sempre achei o termo “cosmonauta” mais belo do que “astronauta”. Não por ideologia, mas pela poesia…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights