Manchas negras avistadas em dunas de Marte

Um fenómeno natural na superfície do planeta vermelho, põe o planeta um pouco mais colorido…

“A imagem acima, capturada pela supercâmera HiRISE, mostra algumas dunas de Marte com várias manchas escuras em sua superfície. De acordo com a cientista da NASA Cindy Hansen (…) durante o inverno marciano, as dunas localizadas a 70 graus de latitude norte ficam cobertas por uma camada sazonal de dióxido de carbono na forma de gelo — o famoso gelo seco —, que é o que deixa essas formações com sua tonalidade avermelhada. Entretanto, durante a primavera, esse gelo passa diretamente do estado sólido para o gasoso, deixando à mostra porções da superfície arenosa das dunas, que na verdade é escura.
As manchas mais escuras provavelmente são os pontos onde o gás foi liberado na forma de pequenas explosões, semelhantes “a uma garrafa de champagne estourando, liberando a areia escura em várias direções”, explicou Hansen.”
“Os peculiares pontos escuros são formados por pequenos jatos de areia negra e poeira da superfície que são expelidos pelo processo de aquecimento da área.”
Leiam aqui, aqui, e aqui.

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. O dramatismo das cores tem muito a ver com o tipo de fotografia da sonda, formato IRB, que inclui o espectro IR. De outra forma as imagens não são tão sensacionalistas ao olho e passariam despercebidas.

    O gelo seco pode explodir violentamente quando nas condições ideais, se pensarmos bem, é um simples fenómeno meteorológico e/ou geológico.

    Se acontecem primeiro na crista, é muito idêntico à geada… primeiro derrete onde mais exposta ao sol, podendo ficar dias nos vales ou nas sombras, o gelo seco explode na passagem de sólido para gasoso.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Dry_ice_bomb

  2. Ok, A explicação de ser devido ao gelo seco e por ser escuro, pode ser.
    Mas como explicar que estes “pontos” eclodem sempre nas cristas das dunas, pontos mais elevados?
    Se fosse para ser liberação de gases, não seria mais lógico ocorrem nas áreas mais baixas, que têm menos areias de dunas por cima?

    1. Pelo que percebi, nesses locais dos jactos, fica-se a ver o solo escuro por baixo. Nas partes mais baixas não há tanto gelo para se dar esses jactos. Por outro lado, os jactos no topo ao “explodirem” mandam pó para baixo cobrindo as partes mais baixas com pó.
      http://www.uahirise.org/ESP_025416_2640

      Penso que é isso… mas não tenho a certeza 😉

    2. O gelo seco não é escuro, é rosado…

      As dunas em Marte não são tão vermelhas quanto o resto do planeta, que se explica pela constante renovação.

      As dunas para serem vermelhas, teríamos que ter um processo de oxidação mais forte… logo, mais água ou mais oxigénio que o assumido actualmente.

      1. good catch, Paulo Neves! bem pensado, bem observado!

        Ao observar com zoom a imagem completa que tem no link que o Carlos Oliveira passou quando se clica na própria foto, vemos que esses pontos pretos estão por quase todas as cristas, como que fazendo um caminho rs
        A pergunta que eu queria que me respondessem: por que se forma em quase todas as cristas dessas dunas? E por que algumas cristas não têm nenhum ponto preto em fileira?

        Extrapolando: será algum tipo de organismo tentando alcançar os pontos mais quentes (altos, e mais tempo expostos ao sol), que vivem em colônias em baixo das dunas (e que a cada tempestade de areia nesse deserto seriam recobertos temporariamente)?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights