Telescópios feitos de ossos de vaca

Image Credits: JALC

Habituados a ver em museus instrumentos de observação astronómica feitos de bronze reluzente, surge este telescópio feito do metatarso de uma vaca, recentemente descoberto em Amsterdão.  Datado do séc. XVIII, este pequeno telescópio (8 cm de diâmetro por 14 cm de comprimento) demonstra uma certa sofisticação.

O maior dos instrumentos recuperados é composto por duas partes (imagem em baixo), com uma rosca de parafuso para juntar as partes e contém uma inserção óssea que funcionava como um batente para a abertura. A sua ampliação, por meio de lentes emparelhadas, é de aproximadamente 3x que era fraca em comparação com outros telescópios da altura, sendo mais provável a sua utilização como óculos de ópera e para ver a distâncias relativamente curtas.

Curiosamente, os telescópios da altura seriam artigos de luxo, portanto, o comprador seria capaz de suportar os custos de um instrumento feito de bronze. Então, porquê o osso de vaca? Talvez tenha sido apenas curiosidade, pois dois deles foram encontrados em fossas históricas (banheiros), sugerindo que este tipo de material pode não ter sido muito valorizado.

Esta descoberta foi publicada por Marloes J. Rijkelijkhuize no Volume 3 (November 2011) do The Journal of Archaeology in the Low Countries.

Traduzido de: unastronomy.com

Image Credits: JALC

2 comentários

    • Rui Gonçalves on 15/04/2012 at 20:34
    • Responder

    Suponho haver um erro nas dimensões indicadas, pois não dariam a proporção mostrada na imagem. Será assim ou estou enganado?

    Cumprimentos para toda a equipa.

    1. Obrigado Rui,
      É que o post original tem duas imagens um com as dimensões mencionadas e o outro formado pela aclopagem de duas partes.
      Já coloquei as duas, para não haver confusões 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights