Regulus, por que te chamam assim?

 

Quem tem observado o planeta Marte deve ter notado que atualmente ele se encontra próximo de uma estrela de brilho um pouco menor. Trata-se de Regulus, a principal estrela da constelação do Leão. Regulus é uma das estrelas notáveis visíveis nas primeiras horas depois do anoitecer, após o equinócio de março.

Regulus tem origem latina e significa “Pequeno Rei”. Muitas pessoas indevidamente associam o nome da estrela à constelação a qual ela pertence. Explicam que o “Pequeno Rei” tem a ver com o leão, conhecido como “o rei dos animais”. Alguns até associam o “Pequeno” com o brilho da estrela ou o tamanho da constelação, mas o Leão está entre as 15 maiores constelações e Regulus está entre as 25 estrelas mais brilhantes do céu.

Mas então, de onde vem o “Pequeno Rei”?

Esse nome vem dos persas, que dividiam o céu em 4 partes, usando 4 estrelas como referência para marcar o início das estações do ano. Essas estrelas eram chamadas de “estrelas reais”, a seguir: Aldebaran (Touro), Regulus (Leão), Antares (Escorpião) e Fomalhaut (Peixe Austral). Regulus é chamada de Pequeno Rei porque, entre as 4 estrelas reais, é a que brilha menos.

Regulus tem uma versão árabe, “Qalb Al Asad”, que quer dizer “coração do leão” por causa da localização da estrela na figura que a constelação sugere (o mesmo acontece com Antares, conhecida como Cor Scorpii, e Alphard, conhecida como Cor Hydrae).

Há uma versão grega de Regulus, pouco conhecida: “Basiliscus”, que também quer dizer “Pequeno Rei”

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. quando estes planetas entram no signo de gênios traz sorte ou não, fiquei sabendo que e perigoso, gostaria de saber. Fátima,

    1. A astrologia é uma vigarice.

      As estrelas nada têm a ver com sorte ou azar dos humanos.

    • maria celia albuquerque on 13/04/2014 at 13:45
    • Responder

    quando esta estrela se unirá ao planeta vênus e a entrada no signo de gêmeos.

    1. Quando? Nunca.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights