Astrofotografia de topo com… Dslr

Fantástica foto feita por um amador com instrumentos ao alcance da maioria dos astrónomos amadores.

Olá a todos. A APOD (da Nasa) é sempre uma caixinha de surpresas. Diariamente, podemos ver as maravilhas do universo. Por vezes, podemos pensar que fazer fotos de topo exige equipamento extremamente caro, câmaras CCD refrigeradas e tantas outras coisas. Mas a foto de hoje, que mostra a estrela Antares, a mais brilhante da constelação de Escorpião associada a uma nebulosidade amarela e, na mesma foto, um enxame fechado, M4, foi feita com um orçamento relativamente contido.
Esta foto foi realizada por um Húngaro, Ivan Eder, e foi feita com uma Canon EOS 5DmkII, com um filtro chamado Baader UV/IR que hipersensibiliza o sensor da câmara. Se o sensor desta slr não é diferente de outros sensores canon, a começar na 350D, e portanto a um preço acessível, a montagem também não foi nenhum “maquinão”. Foi uma eq-6 da Skywatcher, também ela bastante acessível, no âmbito amador.
Posto isto, a todos, o convite: façam Astrofotografia. Não é fácil, mas com um orçamento relativamente contido, conseguem-se fazer pequenas maravilhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights