Decaimento Dineutrão

Um neutrão livre decairá com uma meia-vida de cerca de 10,3 minutos, mas é estável se estiver num núcleo. Este decaimento é um exemplo do decaimento beta com a emissão de um eletrão e um antineutrino eletrónico. O decaimento do neutrão envolve a interação fraca (imagem à esquerda):

 

O Decaimento Dineutrão

A experiência revelou uma nova forma de decaimento nuclear, o processo pelo qual átomos instáveis ​​libertam a energia e se transformam nas suas formas mais estáveis​​. Mas ao invés de emitir padrões conhecidos de radiação, o núcleo ejectou simultaneamente dois neutrões correlacionados – um dineutrão. Embora os físicos já tenham teorizado sobre a existência desta forma de decaimento, esta foi a primeira vez em que se viu o evento em ação. “Temos pela primeira vez e inequivocamente a observação do decaimento dineutrão e claramente identificados em berílio-16“, disse Artemis Spyrou, professor de física nuclear.

O modo de decaimento recém-descoberto dineutron junta-se às outras 15 formas conhecidas de decaimento atómico, incluindo a emissão de protões dupla, decaimento beta duplo e por emissão de positrões dupla. Os resultados são promissores para reforçar a compreensão dos cientistas sobre a força que mantém o núcleo coeso e os processos que ocorrem dentro de estrelas de neutrões.

 Para saber mais: rdmag.com e PhysOrg

2 comentários

  1. Olá
    Podia-me explicar de uma forma mais “fácil” algumas partes?

    ” Este decaimento é um exemplo do decaimento beta com a emissão de um eletrão e um antineutrino electrónico.”

    O que são estes decaimentos?
    O electrão eu sei e o anti-neutrino e o que contraria os neutrinos certo?

    Já agora o dineutrão e exactamente o que?

    1. Olá Anaisa,

      A emissão beta , desintegração beta ou decaimento beta é o processo pelo qual um núcleo instável pode transformar-se em outro núcleo mediante a emissão de uma partícula beta. A partícula beta pode ser um electrão, escrevendo-se ?-, ou um posítron, ?+. Um terceiro tipo de desintegração é a captura eletrónica.
      Processo geral da desintegração ?-: um neutrão dá lugar a um protão, um electrão e um antineutrino electrónico. Pode-se escrever o e- como ?-.
      Processo geral da desintegração ?+: um protão dá lugar a um neutrão, a um positrão e a um neutrino eletrónico.
      Processo geral da captura eletrônica: um protão junto com um electrão formam um neutrão e um neutrino eletrónico.
      http://en.wikipedia.org/wiki/Beta_decay

      O dineutrão são dois neutrões e neste processo descobriu-se o decaimento simultâneo de dois neutrões.

      Relativamente aos antineutrinos, estes são as antipartículas dos neutrinos, e que são produzidos nesses decaimentos beta. Estes apresentam um spin de ½, e pertencem à família dos leptões. Os antineutrinos apresentam helicidade de mão direita, enquanto que os neutrinos têm helicidade de mão esquerda. Antineutrinos, como os neutrinos, interagem com outra matéria através das forças gravitacional e fraca, tornando difícil a sua detecção.

      http://www.astropt.org/2011/05/23/modelo-padrao/
      http://www.astropt.org/2011/04/19/o-futuro-do-modelo-padrao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.