Campanha 10:23 está de volta!

Portugal une-se de novo à Campanha 10:23!

Campanha 10:23 - Portugal (2011)

É já no próximo sábado, dia 21 de Abril, que em Lisboa se fará uma acção de divulgação e sensibilização sobre a homeopatia. A iniciativa vai ter lugar no Jardim do Príncipe Real, a partir das 10:00.

É o terceiro ano que se promove esta campanha internacional, originalmente promovida pela Merseyside Skeptics Society, embora este ano essa sociedade não esteja envolvida.

Em Portugal, a campanha resulta de uma iniciativa de cidadania, este ano promovida pela recém-criada COMCEPT – Comunidade Céptica Portuguesa, que divulgou esta press release.

Ao contrário de anos anteriores, não vão ser tomadas caixas inteiras de “medicamentos” homeopáticos na vã tentativa de se obter um efeito de overdose. Este ano, será feita uma demonstração de como se prepara um “medicamento” homeopático para a insónia. Seguindo os preceitos homeopáticos do “igual cura igual”, esse medicamento é feito à base de cafeína!

O objectivo desta iniciativa é informar a população sobre o que é a homeopatia e porque é que não pode ser considerada uma forma de medicina.

Já muitas vezes  escrevemos sobre este assunto, mas podem também encontrar mais informação no site da COMCEPT, onde se estão a reunir informações acerca dos estudos científicos acerca desta e de outras “medicinas alternativas e complementares”.

Por pura coincidência, celebra-se esta semana a World Homeopathy Awareness Week. De certa forma, podemos considerar que este evento também faz parte dessa corrente de awareness…mas se calhar não como a organização pretendia. Na verdade, no Twitter a hashtag #WHAW está a ser muito usada para denunciar as falácias da homeopatia.

Também por coincidência, é esta semana que um blogger português vai a tribunal por criticar a venda de medicamentos homeopáticos por uma farmácia lisboeta. Podem ler mais sobre esse caso aqui.

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Quando vi aqui esta publicação e li o primeiro parágrafo, fiquei quase alarmado e pensei como seria possível no Astro PT haver uma notícia a noticiar a divulgação da homeopatia. Afinal, ao continuar a leitura compreendi que estamos em sintonia (ufff…).
    Para quem tiver dúvidas acerca da eficácia da homeopatia, aconselho a leitura de um livro muito interessante: «Ciência da Treta» de Ben Goldacre.

    1. Pode respirar de alívio, Rui!
      E aparecer no sábado, se puder 😉

      Quando vir aqui um post a defender a homeopatia como prática médica é sinal que a ciência sofreu uma grande revolução, pelo que o post não será só sobre a homeopatia…isso, ou que algum de nós ficou perdeu o juízo 🙂

  2. Curioso os comentários. Eu particularmente não tomo homeopatia e muito menos medicamento farmacêutico que é um produto que não foi devidamente pesquisado e é lançado no mercado muitas vezes para fins comerciais somente. Faca de dois gumes criticar a homeopatia na atualidade.

    1. Mas o teu comentário é só num sentido… e não faca de dois gumes 😉

        • sdamazo on 18/04/2012 at 15:07

        Na verdade quero dizer que fiquei surpresa com a participação do fórum (alguns participantes?) desta campanha.

      1. Surpresa porquê?
        Porque os colaboradores e comentadores do Astropt divulgam ciência e são contra o charlatanismo e pseudociencia!!!?
        Mas não é essa a função do Astropt? Não lê com frequência os posts? Não percebo a duvida?

    2. O que chama de “medicamentos farmacêuticos” nunca podem ser comercializados sem estudos clínicos.
      O mesmo não se aplica aos “medicamentos” homeopáticos.
      Aliás, segundo a lei portuguesa, têm que ter indicação na embalagem de que não têm indicações farmacêuticas.
      Basta provarem que não causam danos específicos, que já podem ser vendidos.
      Tendo em conta que não têm efeitos, já que não têm princípio activo, é fácil provar que não causam danos.

  3. Força! Literacia, informação, conhecimento! Banhas de cobra que enganam as pessoas à base de placebos caros e ainda tentam assustar quem se insurge e tenta alertar e contar a verdade!

    E depois é a big pharma que faz milhões e processa as pessoas?… ah poisé. O caso deste blogger vai servir como alerta contra este tipo de charlatanismo. E como vai contar com especialistas BIOQUIMICOS no plantel, a testemunhar, vai-lhes sair o tiro pela culatra.

    Ficaremos atentos ao caso (o julgamento foi ontem, alguém tem novidades???). E q se veja de uma vez por todas que este tipo de charlatanismo é q lucra milhões a enganar pessoas. Mesmo homeopáticos com boas intenções.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights