Panorama Gigante de 30 Doradus

Não se trata de uma estrela como o nome parece implicar. Na realidade, 30 Doradus, é uma região gigante de formação de novas estrelas na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da Via Láctea. A nebulosidade, que na sua extensão total tem uma dimensão linear de aproximadamente mil anos-luz, é a maior região activa de formação de estrelas do Grupo Local de galáxias. O seu brilho, devido à fluorescência do gás interestelar provocada pela radiação ultravioleta das estrelas jovens e maciças aí nascidas, é tão intenso que é perfeitamente visível a olho nú, mesmo à distância de 170 mil anos-luz. Por esse motivo foi originalmente catalogada como a estrela número 30 da constelação Dorado. Só em 1751 o astrónomo francês Lacaille reconheceu a sua natureza nebular.

(Crédito: NASA, ESA, ESO, D. Lennon and E. Sabbi (ESA/STScI), J. Anderson, S. E. de Mink, R. van der Marel, T. Sohn, and N. Walborn (STScI), N. Bastian (Excellence Cluster, Munich), L. Bedin (INAF, Padua), E. Bressert (ESO), P. Crowther (Sheffield), A. de Koter (Amsterdam), C. Evans (UKATC/STFC, Edinburgh), A. Herrero (IAC, Tenerife), N. Langer (AifA, Bonn), I. Platais (JHU) and H. Sana (Amsterdam))

A imagem agora publicada no sítio do telescópio espacial Hubble da ESA mostra a nebulosa com um detalhe espectacular e foi obtida combinando várias exposições obtidas com duas das câmaras do Hubble, a WFC3 (Wide Field Camera 3) e a ACS (Advanced Camera for Surveys), no infravermelho próximo, e com o telescópio MPG/ESO de 2.2 metros, nas linhas H-alfa (hidrogénio) e [OIII] (oxigénio), ambas no visível. O enorme enxame visível no centro da nebulosa é designado de R136 e constitui provavelmente um enxame globular recém formado, com cerca de 1-2 milhões de anos de idade e uma massa total estimada em 450 mil vezes a do Sol! A sua população estelar é notável com dezenas de estrelas supergigantes dos tipos espectrais mais quentes, estrelas de tipos O2 e O3. Na Via Láctea, por comparação, foram identificadas até à data apenas entre 20 e 30 estrelas destes tipos espectrais.

Podem ver mais informação aqui.

1. […] Gato (aqui). Helix. Orion. Cabeça do Cavalo. Cabeça do Cavalo. Águia. Gaivota. Ampulheta (aqui). 30 Doradus. Anel. Colar. Rosetta. V838 Monocerotis. Thor. Cascata. Ovo. Ovo Frito. NGC 2170. NGC 6357. M78. […]