Primeiro Mapa Geológico de Io: 425 Vulcões, Nem 1 Cratera

Com vulcões fumegantes, rios de lava e paisagens sulfúricas, a lua de Júpiter Io é um dos lugares mais exóticos e intrigantes do nosso sistema solar. As suas características geológicas estão agora descriminadas no primeiro mapa geológico global deste corpo planetário activo e pouco usual.

Este mapa, publicado pelo U.S. Geological Survey e criado pelos cientistas do Instituto de Ciência Planetária na Universidade do Arizona, mostra as idades e as mais singulares características geológicas encontradas em vulcões activos e fluxos de lava no sistema solar.

“Uma das razões que nos levou a criar este mapa era a de disponibilizar uma ferramenta essencial para o desenvolvimento dos estudos científicos de Io, bem como um meio de planear as observações de Io em futuras missões ao sistema de Júpiter,” explicou David Williams, cientista que liderou o projecto de investigação de 6 anos que levou à construção deste mapa geológico.

Neste detalhado mapa é possível distinguir 19 tipos de material à superfície. É possível ver várias características vulcânicas como paterae (depressões semelhantes a caldeiras), rios de lava, tholis (cúpulas vulcânicas), depósitos de plumas, de várias formas, tamanhos e cores, e ainda altas montanhas e planícies sulfúricas.

No entanto, há uma característica geológica que não é vista neste mapa: crateras de impacto. Como explica Williams: “Io não tem crateras de impacto; é o único objecto do sistema solar no qual não encontramos esta característica, servindo de confirmação para a constante renovação geológica de Io em resultado da sua constante actividade vulcânica.”

Mapa geológico de Io em alta resolução

Mais informações em Universe Today

 

6 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • atamar chalub on 04/03/2015 at 02:54
    • Responder

    show Pedro estreia com pé direito.

  1. Um grande obrigado à astropt pela oportunidade e pelas palavras de incentivo. Para mim é uma honra poder participar num blog que até hoje foi uma referência para mim. Espero ser uma mais valia. O tempo o dirá. Um sincero obrigado!

  2. Será que IO tem mais vulcões doq a Terra?

    1. Io é o local mais vulcânico do Sistema Solar 😉

  3. Olá Pedro,
    bemvindo ao astroPT.
    Gostei deste teu primeiro artigo. Continua a dar-nos mais informações destas.
    Abraço.

  4. Excelente artigo, Garcia!!!

    Abraços.

  1. […] um novo mapa geológico de Io recentemente criado por cientistas do Instituto de Ciência Planetária da Universidade do Arizona, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights