Actividade em Lisboa

Informação recebida do Observatório Astronómico de Lisboa:

Noites no Observatório – Global Star Party 28/04

No próximo dia 28 de Abril 2012, o Observatório Astronómico de Lisboa associa-se à celebração do “Global Astronomy Month 2012”, enquadrando a iniciativa “Global Star Party” na sua sessão mensal de as “Noites no Observatório”.
A “Global Star Party” é um evento de proporções planetárias, que tem como objectivo reunir todos aqueles que desejam contemplar o céu e viver o seu interesse pela Astronomia.
Nesta sessão de as Noites no Observatório serão realizadas, como habitualmente, uma visita guiada ao edifício museológico do Observatório, palestra de divulgação e observações com telescópio.
Embora, por motivos logísticos, exista um número máximo de participantes para a visita guiada e palestra, excepcionalmente neste dia as observações serão de acesso livre.
As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite (até à 1:00) e estão sujeitas às condições meteorológicas.
Independentemente destas, a palestra e visita serão sempre realizadas e têm cada uma, respectivamente, uma duração aproximada de 60 minutos. A sessão de dia 28 de Abril terá início às 20:15 com a visita guiada ao OAL, seguida da palestra às 21:30.
A palestra estará subordinada ao tema “A Luz do Universo“, proferida por Doutor José Afonso do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa:
“Mais longe e mais jovem, eis um dos objectivos da astronomia moderna. Pela primeira vez na História, o Homem prepara-se para observar o nascimento da primeira luz do Universo. Esse passo levará a que, finalmente, a formação das primeiras estruturas do Cosmos seja compreendida. Sabemos que pouco após o Big Bang, há quase 14 mil milhões de anos, uma escuridão fundamental se terá instalado. Sabemos também que pouco depois o Universo ficou rico em luz, sendo as estrelas uma das suas origens. Como se deu a transição da “Idade das Trevas” para a “Idade da Luz”? Quais foram os primeiros faróis do grande oceano cósmico? Utilizando uma nova geração de telescópios e de instrumentação astronómica pensamos estar perto de os revelar. E quando tal acontecer, o que esperamos encontrar…? Vamos descobrir, numa palestra que falará do que de mais fundamental existe no Universo: a Luz.”

Vejam mais informações, incluindo como se inscreverem, aqui.