Optando pela astronomia profissional

Estou aqui, a mais de 3000 quilômetros de distância da minha cidade natal, na mais conhecida cidade do Brasil, Rio de Janeiro, para realizar meu sonho de seguir a carreira profissional de astrônomo. Fui muito bem alertado que os anseios juvenis e romantização da profissão eram falsos, que não passaria a carreira grudado em um telescópio e que deveria saber muito sobre ciências exatas. Talvez, por isso, não me assustei muito vendo que é realmente isso, e estou me permitindo descobrir as maravilhas dessa ciência.

Duíllia é pesquisadora associada do Goddard Space Flight Center, e professora da Catholic University of America, formada na UFRJ.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, que oferece o curso a mais de 50 anos, formou grandes astrônomos e astrônomas. Talvez o caso mais conhecido seja a da Duília de Mello, que fez importantes pesquisas, trabalha na NASA e conquistou a mídia em um curto período de tempo e me ajudou muito a resolver algumas questões pessoais e profissionais.

Assim que cheguei na universidade, uma brincadeira dos veteranos nos mostrou uma prova cabulosa de Cálculo como se fosse um “nivelamento”, naquele momento notei minha ignorância matemática, e foi um alívio muito grande saber que tudo aquilo não passava de uma brincadeira. Mas o alívio não durou muito, eu já sabia que o curso não seria olhando as estrelas, e envolveria muita matemática (cálculo) e física, e eu, sinceramente, nunca tive uma boa formação nessas matérias. Por isso o desafio se torna maior, mas não impossível.

Mas tenho que confessar à vocês que não há melhor local para estudar do que o Observatório do Valongo, que fica em um morro histórico do Rio de Janeiro, e lá de cima temos uma visão maravilhosa da cidade (um dia eu filmo pra vocês). É um ambiente aconchegante, com uma biblioteca cheia de livros interessantíssimos.

Nesses dois primeiros meses de graduação a gente já tem uma ideia mais formada do que é a astronomia profissional: é sim apaixonante, mas você precisa gostar e aprender as ciências exatas.

Vou escrever periodicamente por aqui em outras ocasiões, respondendo dúvidas e comentando algumas coisas da universidade. Também vou escrever sobre o que eu ando aprendendo por lá, e compartilhar meu conhecimento com vocês 🙂

16 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. MEU SONHO É SER UM GRANDE ASTRôNOMO,

    TENHO UM TELESCÓPIO GRANDE E JÁ DESCOBRI MUITAS COISAS.

    JÁ FIZ AS PROVAS DE ASTRONOMIA E ASTRONAUTICA E FIQUEI EM PRIMEIRO LUGAR

    PARABENS A VOCE

  2. Quando prestei vestibular acabei optando pela engenharia química, mas ainda hoje gostaria de me ligar à astronomia, foi uma grande dúvida na época. Já fui ao observatório do Valongo algumas vezes, é realmente um lugar que inspira o estudo, muita paz.
    Parabéns pela escolha Devanil, em qualquer área vc irá se deparar com matérias que podem parecer impossíveis, e muitas vc pode até não gostar, mas se aprofunde, o ser humano gosta daquilo q ele vê que executa bem.

    Abraço! E boa caminhada.

    1. Henrique, não perca a ideia da astronomia 😉
      Através da engenharia química pode-se ligar ao espaço 😉

      Leia este artigo:
      http://ntrs.nasa.gov/archive/nasa/casi.ntrs.nasa.gov/20020005116_2001201142.pdf

      No espaço o que existe mais é interdisciplinaridade 😉

      abraços

        • Henrique on 23/05/2012 at 03:13

        Obrigado Carlos. O texto está com alguns problemas, mas dá para ler uma parte. Não perderei a ideia 😉

        Abraço! E parabéns pelo blog!

  3. Parabéns e muita sorte, de agora em diante!

    Sempre gostei muito de astronomia, e, ainda não sei bem o que fazer da minha vida, mas, quando chegar a altura, talvez me meta por esses caminhos, agora tenho é de arranjar umas boas médias… :-/

    1. obrigado Filipe 😀
      A decisão nunca é fácil, mas se você realmente gosta de astronomia, vá em frente

  4. Um curso na área de exatas nunca é fácil, não que outros sejam, mas quem está nesta área do conhecimento sabe quantas noites passamos acordados para nos dedicar aos cálculos. Gostei muito do seu relato, Devanil, passa um pouco do que sentimos ao entrar na graduação e nos depararmos com um novo mundo. Eu sei que não vai ser fácil, porém é perceptível que você tem força de vontade, desejo muito sucesso para você na sua graduação e depois dela! Lembre-se que o céu não é o limite, e sim o objetivo! 😉

    1. Palavras muito encorajadoras, Marina, muito obrigado 😀

  5. Forca Devanil,
    Com determinacao e estudo tudo se faz.
    Abraco

    1. Obrigado Bruno, abraços

  6. Devanil, sempre me interessei por Astronomia, mas eu preciso de bacharel em outra área antes ou algo assim? e é só no Rio que tem o curso? Moro em Campinas, não tenho certeza mas parece que não tem esse curso aqui na Unicamp.

    Boa sorte na sua carreira profissional 🙂

    1. Olá Lendro. Existe graduação em Astronomia na USP e aqui e na UFRJ. Mas você pode se graduar em Física e depois fazer uma pós em alguma área da astronomia.

  7. Ótimo artigo, Devanil.

    Paciência com as equações parciais ao longo do teu curso… 😉

    Abraços.

    1. haha, terei Cavalcanti. Obrigado

  8. Excelente Devanil 🙂

    Tudo de bom para a sua carreira como estudante e depois como astrónomo 😉

    1. Obrigado Carlos, abraços 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights