WISE caça Blazars

“Graças a dados recolhidos pela missão WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer), da NASA, os astrónomos estão activamente à caça, em todo o universo, de uma classe de buracos negros de grande massa chamados blazars. A missão revelou mais de 200 blazars e tem potencial para encontrar alguns milhares.
Os blazars estão entre os objectos com mais energia do universo. São buracos negros de grande massa que existem nos núcleos de galáxias gigantes e se alimentam activamente da matéria em redor. À medida que a matéria é arrastada para o buraco, parte da energia é liberada na forma de jactos, que viajam quase à velocidade da luz.
Os blazars são únicos devido a que os seus jactos apontam directamente para nós. “Os blazars são extremamente raros porque não é muito frequente acontecer que um jacto de buraco negro aponte para a Terra” (…)
(…) Os astrónomos usam frequentemente dados de infravermelhos para procurar as fracas assinaturas de calor dos objectos mais frios. Ora os blazars não são frios, são antes muito quentes e o seu brilho é composto por raios de luz com a maior energia, os raios gama. No entanto, também emitem espectros específicos no infravermelho quando as partículas nos seus jactos são aceleradas para valores próximos da velocidade da luz.
(…) Explorando o primeiro catálogo WISE, os astrónomos procuraram as assinaturas em infravermelho dos blazars em mais de 300 fontes de raios gama que permaneciam um mistério. Foram capazes de mostrar que um pouco mais da metade das fontes são provavelmente blazars. (…)
A equipa usou também imagens da WISE para identificar mais de 50 candidatos adicionais a blazars e observar mais de 1000 blazars previamente descobertos. De acordo com Massaro, a nova técnica, quando aplicada directamente ao catálogo de todo o céu da WISE, tem potencial para descobrir mais alguns milhares. (…)”

Leiam todo o artigo no Portal do Astrónomo, e o original na NASA.

3 comentários

  1. Valeu carlos

  2. Carlos,

    A um tempo atrás perguntei qual seria o telescópio ideal para observação amadora das estrelas.
    Um telescópio “3 bês”: Bom, Bonito e Barato.
    Só que nao lembro em qual post foi que eu perguntei… Por isso gostaria que vc me respondesse no email. [email protected]

    valeu,

    ciro sousa

    1. Ciro,

      Pode colocar a cruzinha aqui em baixo em “notificação de novos comentários”, e quando respondemos às suas dúvidas num post, essas respostas nesse post vão ter ao seu e-mail 😉
      Espero que tenha feito isso desta vez 😉

      Quanto à sua pergunta, recomendo este post do Luís Lopes 😉
      http://www.astropt.org/2011/11/21/prendas-astronomicas/
      E os artigos do Guilherme de Almeida:
      http://www.astropt.org/2009/09/28/conselhos-para-observacoes-astronomicas/

      abraços 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights