Acrux, por que te chamam assim?

Em maio, a menor das 88 constelações reconhecidas pela União Astronômica Internacional alcança sua maior altura no céu nas primeiras horas da noite. Trata-se do Cruzeiro do Sul, que apesar de pequena é uma das mais famosas constelações, sendo estampada até em bandeiras de algumas nações.

Sua estrela principal tem dois nomes bem conhecidos. Acrux e Estrela de Magalhães.

Acrux é a contração de “A” com “Crux”. “A” porque essa estrela é a mais brilhante do Cruzeiro do Sul, designada como “alfa” pelo astrônomo Johannes Bayer, responsável por essa nomenclatura de dar letras gregas às estrelas conforme o brilho. “Crux” porque trata-se do nome oficial da constelação (usa-se o latim para denominá-la).

Essa ideia de juntar a letra correspondente da estrela na nomenclatura com o nome da constelação veio do astrônomo americano Elijah Burritt no século XIX. Naquela época esse nome alternativo só era restrito aos seus atlas, ganhando uso geral somente em meados do século XX.

Podemos encontrar exemplos parecidos na própria constelação do Cruzeiro do Sul (Becrux e Gacrux) e também na constelação do Triângulo Austral (Atria).

Já o nome “Estrela de Magalhães” é uma homenagem ao navegador Fernão de Magalhães, pioneiro da circunavegação. É um dos poucos casos de nomes portugueses num universo em que os nomes das estrelas são árabes, gregos, latinos e chineses em sua maioria.

Um nome alternativo, também em português, é “Magalhânica”.

2 comentários

    • Ademir Rodrigues Caldana on 08/10/2018 at 22:31
    • Responder

    Porque o Cruzeiro do Sul na bandeira BRASILEIRA, a estrela menor fica do lado esquerdo da Cruz, sendo que a posição dela é do lado direito ?
    Gostaria de entender.
    Muito obrigado !
    Ademir.

    1. Olá Ademir,

      Na bandeira brasileira, as constelações estão representadas como se estivessem a ser observadas do lado de fora da esfera celeste (imagine uma esfera a rodear a Terra onde as estrelas que vemos no céu representadas são pontos luminosos de diferentes intensidades). É por essa razão que a constelação do Cruzeiro do Sul se encontra invertida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.