Valor do Pensamento Racional

Vi esta imagem no Facebook:

As consequências de não se pensar afectam negativamente a nossa vida, a todos os níveis.
Quem se deixa levar pelas tretas do fim do mundo, dá somas exorbitantes de dinheiro para os “profetas” que os vão salvar, muitas das vezes ficando as pessoas na miséria, como aconteceu no ano passado no caso do Harold Camping. Outros até se matam, como o grupo Portas do Céu.
Outros deixam-se levar por qualquer treta pseudo, que supostamente tem propriedades milagrosas, como as pulseiras quânticas, que invariavelmente se prova sempre como sendo uma fraude para retirar dinheiro às pessoas.

Como diria Carl Sagan, só uma coisa nos protege de não cairmos nas mentiras: um cérebro racional. E este cérebro pensante é inteiramente grátis e é um bónus de fabrico. Só o temos que utilizar. Toda a gente pode ter conhecimento; basta querer.

2 pings

  1. […] Factos. Ignorância é uma escolha. Ignorância é um vírus. Literacia Científica é a Vacina. Valor do Pensamento Racional. Ciência é a ponte. Reter conhecimento. Compreender. E.O. Wilson. Correlação e Causalidade. […]

  2. […] Já no passado escrevi este post onde explico que pensamos cientificamente/racionalmente milhares de vezes ao dia e sempre com 100% de sucesso. A lição que podemos tirar é que se temos sucesso a pensar desta forma milhares de vezes ao dia, então devemos continuar a fazê-lo. Não fazê-lo é não só irracional, como também é apostarmos contra nós (que pode levar a consequências negativas). […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights