ilha de plástico

Existe uma “ilha de plástico” no oceano pacífico, criada por toneladas de plásticos e detritos humanos que se vão acumulando ao longo de dezenas de anos.
Um estudo dessa “ilha” mostrou que ela aumentou 100 vezes nos últimos 40 anos.
Esse aumento está a alterar os habitats marinhos e a fazer muito mal a muita vida.
Mas, como em tudo, há sempre alguém que beneficia com este lixo. Neste caso, é um insecto denominado Halobates sericeus que, devido ao alargamento da “ilha”, tem mais sítios para pôr os ovos.

Esta “ilha de poluição” é enorme.
O Público diz que ela é maior que os EUA: “Segundo a Agência norte-americana para os Oceanos e Atmosfera (NOAA) “é muito difícil estimar a verdadeira dimensão” da concentração de lixo marinho no Norte do oceano Pacífico. Ainda assim, será algo entre os 11 e os 14 milhões de quilómetros quadrados (por exemplo, os Estados Unidos têm mais de 9,6 milhões de quilómetros quadrados).”
A France-Press diz que ela é do tamanho do Texas.
A diferença entre um número e outro é enorme! De qualquer modo, mesmo sendo do tamanho do Texas, é mais ou menos do tamanho da França, ou seja, é uma ilha bem grande!

Leiam o artigo, no Público, BBC, Live Science, Science Magazine, e artigo científico.

9 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Manel Rosa Martins on 12/05/2012 at 09:20
    • Responder

    Sobre os diversos Ftalatos, que é uma substância optimizada para dar elasticidade a plásticos e a borrachas há este estudo elucidativo realizado por alunos da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

    Estão proibidos na UE pela legislação e encontravam-se sobretudo em pneumáticos e em brinquedos para crianças.

    “Carcinogenicidade
    Muitas das preocupações com os ftalatos começaram já nos anos 80, havendo ensaios que mostram que alguns destes compostos são carcinogénicos em roedores. O DEHP (um ftalato) pode ser causa de cancro hepático e o DINP (outro ftalato) de carcinomas renais e hepáticos. Crê-se que o mecanismo de carcinogenicidade do DEHP seja atribuído à proliferação peroxissomal e à cascata celular exacerbada, eventos estes que não ocorrem no fígado humano nas mesmas proporções. Em relação ao DINP, o desenvolvimento de neoplasias não está bem compreendido, mas provavelmente pode ser mediado por um mecanismo que não tenha relevância na população humana.”

    Os ftalatos encontram-se em alguns suplementos alimentares. Estes suplementos já foram denunciados como inúteis e como perigosos pelo médico António Vaz Carneiro, professor universitário e director do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência.

    https://sites.google.com/site/toxphthalates/definicao

  1. Uma hora dessas alguém vai se intitular proprietário do país-ilha de plástico.
    E ainda vai ganhar muito dinheiro, porque recentemente descobriram que da pra fazer fibras de carbono, que é uma produção altamente rentável.

    Mais detalhes da tecnologia aqui => http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=sacolas-plasticas-recicladas-fibras-carbono&id=010125120411

  2. Os disruptores endócrinos estão associados, por exemplo, à infertilidade (e impotência) masculina que, coincidentemente ou não, não para de aumentar. Muitos investigadores tentam já ligar uma coisa à outra…

  3. Este problema pelo menos é visível, há outro relacionado com os plásticos que não o é: a contaminação de alimentos com algumas substâncias que fazem parte da estrutura dos plásticos, como os ftalatos, que são normalmente utilizados como estabilizantes. Desconhece-se ainda completamente os efeitos que terão na saúde humana (apesar de estudos indicarem que são p.e. disruptores endócrinos), e muito menos as quantidades reais que cada um de nós ingere diariamente. Um dos últimos estudos que li detectavam a presença destes compostos na…. saliva! Eu próprio já os encontrei várias vezes em muitos alimentos (tendo os estudos como objectivos outros compostos)…. uma coisa é certa, podemos estar perante um problema MUITO sério que por enquanto a EFA e a equivalente americana teimam em relativizar.

  4. Oh! Ok… Nada como partilhar informação! 🙂

  5. Sim no documentário Bag It o fulano faz umas experiências em relação a isso. É assustador…

  6. Este problema pelo menos é visível, há outro relacionado com os plásticos que não o é: a contaminação de alimentos com algumas substâncias que fazem parte da estrutura dos plásticos, como os ftalatos. Desconhece-se ainda completamente os efeitos que terão na saúde humana (apesar de estudos indicarem que são p.e. disruptores endócrinos), e muito menos as quantidades reais que cada um de nós ingere diariamente. Uma coisa é certa, podemos estar perante um problema MUITO sério que por enquanto a EFA e a equivalente americana teimam em relativizar.

  7. Existe uma no Atlântico também. Os senhores do Bag It (documentário) explicam como se formam, onde estão e como o plástico, apesar de revolucionário, na verdade está ‘contra nós’. https://www.facebook.com/BagItMovie

  8. Que horror!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights