Os Poderes da Super-Lua

A cada 413 dias, a lua passa na zona mais próxima da sua trajectória ao redor da Terra, o chamado perigeu. Dia 5 de Maio tivemos a maior lua do ano, a apenas 356.955 km. De facto, a lua não fica maior, parece maior por estar a uma distância menor de nós, um fenómeno chamado de “ilusão da Lua”, tal como quando a lua viaja desde o horizonte até ao ponto mais alto não altera de tamanho. Não houve lobisomens nem bruxas a voar pelos telhados. Também não houve uma explosão de nascimentos nem, os que houve, tiveram o sexo da criança influenciado pela nossa Lua.

Contudo, a lua parece ter provocado um terramoto e virou, 17 anos depois de Mitterrand, a França à Esquerda. Na Grécia, um novo parlamento chegou com Nova Democracia a vencer, mas fraca e a entrada, pela primeira vez, de fascistas nos lugares no parlamento helénico. O terramoto europeu provocou uma frecha que começa a dividir Merkel da Europa. Como sou céptico quanto ao poder dos astros, parece-me que nada disto tem a ver com a lua.

A menor distância entre a Lua e a Terra deste milénio ocorreu em 2011 e a próxima grande aproximação será em 2034 com a lua a apenas a 356.447 km. Não são meros 500 km de proximidade máxima que irão provocar mudanças em nós.

1 comentário

1 ping

  1. Ou, simplesmente, a lua está a cair! 🙂

  1. […] fenómeno não provoca terramotos, maremotos ou outras catástrofes do género imaginadas pelos lunáticos da Internet; tão-pouco incute a urgente necessidade de nos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights