Astrónomos vêem 4 fins do mundo

Esta notícia está a ser divulgada como “visualização do fim do mundo”, devido ao ano em que estamos, claro.
Mas na verdade não tem nada a ver connosco ou com o fim do nosso mundo.
O que se passou é que os astrónomos detectaram 4 anãs brancas com poeira à sua volta, e deduziram que na fase de gigante vermelha essas estrelas terão destruído os seus planetas.

“Astrônomos flagraram quatro estrelas anãs brancas destruindo seus próprios planetas.
O fenômeno pode ser um exemplo do que acontecerá com o próprio Sistema Solar. Conforme estrelas como o nosso Sol se aproximam do final de suas vidas, elas se tornam gigantes vermelhas, expandindo-se para muito além de suas dimensões usuais. (…)
Eles identificaram quatro anãs brancas cercadas por poeira produzida por corpos planetários despedaçados. O mais interessante é que essa poeira tem muitas semelhanças com a composição da Terra. Os elementos mais abundantes na poeira em torno dessas quatro anãs brancas são oxigênio, magnésio, ferro e silício – quatro elementos que compõem cerca de 93% da Terra. Uma observação ainda mais significativa é a de que este material também contém uma proporção extremamente baixa de carbono, muito semelhante à Terra e outros planetas rochosos que orbitam mais perto do nosso Sol. (…)
Esta é a primeira vez que proporções tão baixas de carbono foram detectadas nas atmosferas de anãs brancas poluídas por detritos. Isto é um indício muito claro de que essas estrelas tinham pelo menos um exoplaneta rochoso, destruído por elas próprias. Ou seja, o que os astrofísicos encontraram são os restos do fim de pelo menos quatro mundos. (…)”

Leiam o artigo completo no Inovação Tecnológica, no Science Daily, e o artigo científico.

Para complementar esta informação, uma das anãs-brancas, denominada PG0843+516, tem na sua atmosfera uma abundância de ferro, enxofre e níquel, que se encontram no núcleo de planetas terrestres. Por isso, esta anã branca deverá estar neste momento a engolir material do núcleo de um planeta rochoso que a orbitava.

As 3 imagens (Crédito: Mark A. Garlick / space-art.co.uk / University of Warwick) que constam deste artigo mostram os 3 passos daquilo que terá acontecido:
– na 1ª imagem, vê-se um sistema planetário como o nosso sistema solar, com a estrela e vários planetas a orbitá-la.
– na 2ª imagem, a estrela entrou na fase de gigante vermelha, provocando mudanças gravitacionais que levam a alguns planetas colidirem com outros.
– na 3ª imagem, a estrela já se tornou uma anã branca, e o que resta ao seu redor são pedaços de planeta, poeiras, com composição semelhante aos planetas rochosos como a Terra.

1. Desculpa, não sabia. Mas achei muito interessante.

Obrigada

2. Boas Carlos,

Sei que nada tem haver com o post, mas gostaria de saber se já viu esta…

1. Esta notícia é antiga… já a demos aqui há quase 4 anos 😉

3. Como disse e muito bem Carlos Oliveira ,isto é um processo gradual ,não vamos concerteza
    pensar que é altura de bater botas quando efectivamente o sol atingir a fase de gigante vermelha,porque nessa altura provavelmente o planeta Terra já fará parte da massa solar.
    Refiro-me isso sim ás consequências ambientais de todo este processo,que lhe garanto,já
    começou á muitos milhões de anos atrás .E acredite não vai ser necessário o sol chegar ao
    vermelho benfiquista para dizer-mos astalavista baby.

1. Em princípio, a Terra não será absorvida pelo Sol.

Mas antes disso, daqui por 2 mil milhões de anos, já não haverá vida à face da Terra, porque não haverá água, porque o Sol já estará demasiado forte nessa altura 😉

• Rafaele souza on 15/05/2012 at 19:57

Me lembrei de um programa que vi,mas não lembro em quais dos Dicoverys foi,mas era um programa sobre as teorias de fim do mundo para 2012.Havia diversas balelas,A teoria Maia,e até teorias absurdas.Era interesante e quando digo INTERESANTE,digo que ,era curioso ver a capacidade de ver o quanto as pessoas viajam na maionese as vezes!rs Mostrou vilas,abrigos para se “proteger” do fim do mundo,e até um autor(que pra varias não me lembro o nome do sujeito) que depois de ganhar bilhões(Sim ,BI-LHÕES) em vendas de livros,passou a desconfiar da vericidade do fim do mundo!Rs É por isso e muito mais,que eu não acredito em nenhuma teoria de fim do mundo,pois são apenas teorias e não verdades.Eu acho que,enqunato houver gente pra acreditar e dar hibope,haverá seres viventes para inventar abobrinhas.

4. Professor Carlos Oliveira, o zodíaco deve ser daqui do Brasil. Aqui no Brasil se fala “5 milhões” e não “5 mil milhões”. Na verdade aqui no Brasil não existe esse termo “mil milhões” 🙂

1. Vanderson,

Tem toda a razão quanto a no Brasil o termo ser diferente 😉

Mas então a resposta, no Brasil, é 5 bilhões 😉 … nunca 5 milhões.

Ou seja, o meu comentário, correctamente no Brasil, seria:

“O Sol estará na fase de gigante vermelha dentro de 5 bilhões de anos (e não 5 milhões).
      Mas o processo é gradual…”

abraços e obrigado!

• Vanderson on 15/05/2012 at 03:05

É verdade, nem percebi que estava “milhões” ao invés de “bilhões”.
        Desculpe o meu erro, foi sem querer querendo 😛

1. Não há problema 😉

abraços! 🙂

5. Conclusão ,temos aproximadamente cinco milhões anos para batermos as botas daqui para fora(este alerta é para os adeptos da pasmaceira que passam a vida a pensar em criar-mos um paraíso na terra e vivermos felizes para sempre)lol !!!!!!!!!!!!!

1. O Sol estará na fase de gigante vermelha dentro de 5 mil milhões de anos (e não 5 milhões).
      Mas o processo é gradual…

6. É a pura da loucura, não vai faltar muito para aparecerem os lunáticos a inventar mil e uma formas de o nosso mundo acabar. Mais uns quantos que vão enriquecer às custas dos livros fantasiosos.
    Não sei, mas estou seriamente a pensar em escrever um livros desse tipo, afinal não é necessário saber da matéria, basta ter imaginação. Acho que também tenho direito enriquecer às custas de uma aldrabice qualquer.

7. eu já não vejo é o fim do mês!!! 😛
    dava para pedir às anãs para fazerem por aqui uma recolha selectiva? há por aqui muito detrito… isso é q elas ficavam contentinhas e nós muito felizes!

8. LOLLLL pois 😛 acho que dia 21 de Dezembro vai ter 48 horas 😛