Primeiro lançamento comercial do H-2A

Duas horas e meia após o lançamento desde Plesetsk na Rússia, o segundo lançamento previsto para o dia 17 de Maio tinha lugar no Japão.

Esta foi a primeira missão comercial do foguetão H-2A ao colocar em órbita quatro satélites. A missão F21 foi lançada às 1639UTC do dia 17 de Maio de 2012 com um foguetão H-2A/202 a colocar em órbita os satélites Shizuku (GCOM-W1), Arirang-3 (Kompsat-3), SDS-4 e Horyu-2. O lançamento foi levado a cabo desde a Plataforma LP1 do Complexo de Lançamento Yoshinobu.

O satélite Shizuku, ou GCOM-W1, foi desenvolvido pela agência espacial japonesa JAXA e tem como objectivo permitir uma observação em escala global dos parâmetros geofísicos para atestar sobre as alterações globais e mecanismos de circulação. A missão do satélite terá uma duração de 10 a 15 anos.

O programa GCOM é composto por duas séries de satélites, sendo os satélites GCOM-W para observação das alterações da circulação da água e os satélites GCOM-C para observar as alterações do clima.

O satélite Arirang-3, ou Kompsat-3, foi desenvolvido pela agência espacial coreana KARI e tem como objectivo o desenvolvimento e maturação do hardware utilizando tecnologia obtida através do projecto Kompsat-1 e Kompsat-2 para assim se conseguir cumprir a demanda da Coreia do Sul de serviços de satélite e formar uma tecnologia ao nível mundial.

O pequeno SDS-4 (Small Demonstration Satellite-4) será utilizado para validar várias tecnologias e o satélite Horyu-2 irá testar um sistema de painéis solares de alta-voltagem. Ambos os satélites foram desenvolvidos por universidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights