Final das Olimpíadas de Astronomia 2012 nos Açores

Olimpíadas de Astronomia 2012

O Observatório Astronómico de Santana – Açores recebe a final nacional das Olimpíadas de Astronomia 2012, no dias 25 e 26 de maio.

Nos próximos dias 25 e 26 de maio, o Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA), Centro de Ciência da Ribeira Grande, na ilha de S.Miguel, será o palco da final nacional das Olimpíadas de Astronomia 2012. Esta é a 7ª edição desta actividade e a primeira vez que a final nacional se realiza nos Açores.

As Olimpíadas de Astronomia são uma actividade regular da Sociedade Portuguesa da Astronomia (SPA), realizada anualmente e dirigida aos estudantes do Ensino Secundário, diurno e nocturno, de todo o território nacional, e têm como objectivos principais: incentivar o interesse pela ciência e pela Astronomia; enriquecer os conhecimentos sobre Astronomia; promover o contacto com a realidade da Astronomia como ciência e profissão em Portugal; estimular o pensamento científico.

Após uma eliminatória regional que contou com mais de uma centena de alunos do ensino secundário, 10 participantes irão concorrer pelo primeiro lugar na competição. O vencedor desta final representará Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia, que este ano se realizam no Rio de Janeiro (Brasil), de 4 a 14 de Agosto.

Os três primeiros classificados recebem como prémios cheques prenda válidos para compra de produtos de Astronomia além de participarem no campo de férias de astronomia AstroCamp 2012 que se realiza em Agosto no Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno de Bico – Paredes de Coura.

Para além das provas, o Observatório Astronómico de Santana – Açores, com o apoio da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e da Fundação para o Desenvolvimento Sócio-Profissional e Cultural da Ribeira Grande, dinamizará um programa cultural para os finalistas que contempla um passeio turístico pela ilha de S.Miguel, uma observação nocturna para os participantes e uma visita ao Observatório Microbiano dos Açores (OMIC).

Para mais informações sobre esta actividade: www.sp-astronomia.pt/eventos/olimpiadas2012

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights