O nosso incandescente Sol, visto pelo telescópio espacial SDO.

Galinha-mascote Camilla SDO

O SDO – Solar Dynamic Observatory, tem a Camilla-SDO, que é a galinha-mascote desta missão.

Ela hoje apresentou um vídeo com este texto a acompanhar.
Nós aqui no astroPT achámos por bem traduzir para português porque a Camilla é muito simpática.

“Este vídeo tem imagens SDO e aplica um processamento adicional para melhorar as estruturas visíveis. Embora essa transformação não tenha qualquer valor científico, tem como resultado uma forma bela e nova de olhar para o sol. Os quadros originais estão no comprimento de onda Angstrom 171 de radiação ultravioleta extrema.

Este comprimento de onda mostra o plasma na atmosfera solar, chamado coroa, que tem uma temperatura de cerca de 600.000 Kelvin. Os laços representam plasma que é mantido no seu lugar por campos magnéticos. Estes estão concentrados em “regiões activas”, onde os campos magnéticos são mais fortes. Estas regiões activas geralmente aparecem na luz visível como manchas solares. Os eventos deste vídeo representam 24 horas de actividade registadas em 25 de Setembro de 2011.”

Obrigado Camilla

Coroa solar

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Luís Correia on 24/08/2012 at 11:37
    • Responder

    Olá.
    Vi ontem na National Geographic na RTP-2 um programa sobre o sol. Qual coisa espectacular… é mesmo uma doideira… magnífico. Desconhecia que havia um satélite próprio desde 2010 para observar o sol e tem sido através desse observatório que se tem evoluido imenso o conhecimento sobre a noss estrela mais próxima. Um verdadeiro colosso, até me custa a acreditar, será que percebi bem… que o núcleo do sol tem 25 vezes o diâmetro da terra ou 25.000 vezes… qualquer dos números é loucura de dimensão.
    Gostava de ter mais acesso e conhecimento sobre as coisas que se vão desvendando…para já vou consultar os 2 enderêços que indica.
    Bem Hajam.
    luís

    • Manel Rosa Martins on 25/05/2012 at 12:19
    • Responder

    O blogue teve que alterar a forma comolida com os comentários por razões de ordem informática (ou seja que eu desconheço, isto de culpar o computador dá sempre muito jeito). :))

    É para agradecer a todas as pessoas que gostaram deste post e juntar 2 links com fotografias magníficas, artísticas e científicas, do nosso sol.

    São dedicadas a todos, com uma referência de garadecimento especial ao leitor Nuno Coimbra, que manifestou grande gosto pela Hélio Física na sua componente de Fotografia.

    Arte e Ciência de mãos dadas, eis os links e muito Obrigado:

    http://solar-center.stanford.edu/art/

    http://sohowww.nascom.nasa.gov/hotshots/2002_08_29/

  1. A última imagem do conjunto, está fantástica!

  2. Muito boas imagens.

  3. assim é mais reconhecido, 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights