Professor Doutor Carlos Oliveira ?

Antes de mais, peço desculpa por este artigo ser mais pessoal que o normal, mas ainda estou demasiado entusiasmado em relação ao que aconteceu.

16 de Maio de 2012 foi um dia importante.

Comecei esta viagem há quase 10 anos atrás, em Janeiro de 2003.

Durante os primeiros 3 anos, assisti a aulas de doutoramento. Estas aulas de doutoramento foram sobretudo em Educação Científica, mas também assisti a várias de Astronomia, Biologia, Astrobiologia, Física, etc. Assisti inclusivé a algumas aulas avançadas de licenciatura em outros assuntos, já que queria ter o máximo de informação sobre um conjunto alargado de assuntos, como por exemplo comunicação de ciência, pensamento crítico sobre pseudociência, jornalismo, etc.

No ano seguinte, tive que investigar de forma a criar um novo conceito para avaliar a literacia científica das pessoas. O meu conceito denomina-se Pensamento Competente. Este conceito tem ligações à Literacia Funcional, à Literacia Cívica, à Literacia sobre os Media, e ao que Carl Sagan costumava dizer que ciência é uma forma de pensar. O Pensamento Competente é diferente de Pensamento Crítico de 2 formas: pensamento crítico divide-se em pensamento argumentativo (em que devemos argumentar sem falácias) e pensamento avaliador (em que avaliamos a informação que nos chega); no entanto, muitas vezes cai-se no erro de argumentar por argumentar, daí que pensamento competente não argumenta só porque gosta de discussões; e por outro lado, para se poder avaliar a informação que nos chega tem que se ter uma base mínima de conhecimento sobre o assunto em causa (por exemplo, se as pessoas tivessem o mínimo de conhecimento sobre cometas, não se deixavam levar por completos disparates de que o cometa Elenin era um buraco negro). Juntando pensamento crítico, a um básico conhecimento multidisciplinar dos assuntos, a uma ideia geral do que é a correcta natureza da ciência, e a auto-reflexão, então teremos Pensamento Competente. Este pensamento competente não é específico a um domínio, e pode ser transferido para outras áreas do saber. Esta foi a minha contribuição teórica para a educação científica.

No ano seguinte, dediquei-me a criar uma inovadora Disciplina de Astrobiologia, completamente diferente do que existia até agora no mundo. A disciplina divide-se em 4 grandes temas (História, Ciência, Especulação Científica, e Ficção Científica). As 5 grandes características do curso são: Tema Cativante (astrobiologia, vida extraterrestre), a Big Picture do Carl Sagan que permita Pensamento Competente, Conteúdo Multidisciplinar (de diversas áreas científicas e sociais), Natureza da Ciência (assimilada sobretudo nos primeiros 15 minutos de cada aula, com discussões sobre as novidades na astrobiologia), e um Método de Ensino Focado nos Alunos que permite pensamento crítico e auto-reflexão (que se vê sobretudo nas discussões e nos 20 trabalhos para casa). O objectivo do curso é resolver o problema da falta de literacia científica das pessoas, num mundo completamente científico (como disse Carl Sagan: “We live in a society exquisitely dependent on science and technology, in which hardly anyone knows anything about science and technology”). É um paradoxo! Sendo assim, a disciplina destina-se a alunos de áreas não-científicas, porque estes são a maioria da população mundial. O objectivo é melhorar o ensino de ciência para alunos de áreas não-científicas, porque obviamente as disciplinas universitárias destinadas a esses alunos não estão a fazer um bom trabalho (como nos mostram diversos estudos). Esta é a minha contribuição prática para a educação científica.

Nos 4 anos seguintes, leccionei esta disciplina na Universidade do Texas em Austin, tendo pleno controlo sobre ela a todos os níveis. Ao longo dos anos, a disciplina foi evoluindo e melhorando, a partir do feedback dos alunos e da minha própria auto-reflexão sobre o que poderia fazer para melhorar os resultados da disciplina. Pelo que percebi, isto não é um feito “normal”; porque não conheço outros alunos de doutoramento que tenham vindo para aqui e tenham criado e leccionado uma disciplina universitária enquanto oficialmente são considerados alunos de doutoramento.

Por fim, passei 1 ano a fazer a análise da disciplina, avaliando as actividades dos alunos (nomeadamente os 20 trabalhos de casa) sob o critério do pensamento competente.

Este foi o meu percurso no doutoramento. Realço que as datas referidas atrás não são limitadoras, mas existe sobreposição de datas. Por exemplo, a análise de resultados não foi feita num só ano mas começou antes, assim como a pesquisa para o curso e para o pensamento competente começou ainda eu estava a ter aulas de doutoramento.

Claro que isto foi o percurso oficial.
Porque pelo caminho fui fazendo outras coisas: fui assistente em aulas de Introdução à Astronomia, escrevi aqui no blog, publiquei um artigo no International Journal of Astrobiology, fui a várias conferências de educação científica e outras de astrobiologia (uma delas com prémio de apresentação), tive alguns prémios pelo caminho, leccionei um mini-curso no Porto e outro nos Açores, dei algumas entrevistas para televisões, rádios e jornais, entre várias outras actividades, relacionadas com astrobiologia e não só.

Então e o que deu a análise do curso?
Em termos não oficiais, o feedback dos alunos foi sempre fantástico sobre a disciplina.
Em termos oficiais, após a análise feita, as conclusões foram as seguintes: os alunos pouco aumentaram o pensamento crítico sendo que o relativo aumento foi em termos de pensamento científico, os alunos aumentaram alguma coisa em termos de conhecimento da natureza da ciência, os alunos ficaram com mais conhecimento básico multidisciplinar de uma série de disciplinas, e sobretudo os alunos aumentaram enormemente a sua própria auto-reflexão (na direcção do pensamento científico). Isto foi surpreendente. Não só porque esperava um aumento maior nos outros indicadores, mas porque não se esperava um aumento tão acentuado da auto-reflexão. Sendo assim, o pensamento competente deles aumentou consideravelmente, nomeadamente no factor da auto-reflexão.

Isto foi um sumário muito geral sobre o meu doutoramento e sobre os resultados obtidos.

No dia 16 de Maio, fiz a Defesa Oral do doutoramento, com a avaliação de 6 membros do comité de avaliação (3 de educação e 3 de ciências).
Foram meia hora de apresentação e cerca de 2 horas a responder a perguntas.
Entretanto já tive duas reuniões com o meu orientador para saber como tudo correu na opinião dos avaliadores.
Os resultados da defesa foram estes: fui brilhante na secção de responder a perguntas, a apresentação foi excelente, a tese estava muito boa, e a análise estava boa mas falta-lhe alguns detalhes que mostrei que sabia mas que ao não incluir na análise escrita a tese ficou a perder.
Assim, terei que fazer as normais “correcções”, o que neste caso quer dizer fazer algumas adições na análise do estudo, de modo sobretudo a poder publicar futuramente os resultados.
Segundo me disse o orientador, se eu não quisesse publicar, a tese já estava aceitável, pronta. Mas para publicar, vou ter que adicionar mais alguma informação em certas partes da tese.
Ainda assim, no seu todo, ele disse-me que a minha defesa de tese ficou no topo 10%, por isso fiquei extremamente satisfeito 🙂

Para saberem como foi a Defesa, vejam este vídeo que retrata na perfeição o que aconteceu 😛 LOL 😀

O certo é que saí da defesa com todas as assinaturas dos membros.
Ou seja, em termos práticos, já posso considerar que tenho o doutoramento.

A 16 de Maio de 2012 completei o meu doutoramento em educação científica, com especialização em astrobiologia.
A partir de agora, o meu título oficial é: Doutor Carlos Oliveira (com “doutor” por extenso), ou então Carlos Oliveira PhD.

Claro que nada disto muda alguma coisa.
Continuo a chamar-me Carlos, e continuo a saber o mesmo que sabia na semana anterior. Um documento não muda nada em relação à inteligência, competência, ou conhecimentos da pessoa. Só se torna mais oficial, é só.

Por outro lado, o que gosto mais de fazer é dar aulas. Sendo assim, penso que o “título” de professor se adequa mais correctamente.

Tendo o título de professor e doutor, então pode-se pensar numa junção dos dois.
Mas segundo percebi do que se faz em Portugal, isso é um título de agregação, e não de separação dos dois títulos.

Então e agora a seguir ao doutoramento? Qual é o próximo passo?
A resposta certa é que não sei.
E a verdade é que não estou sequer minimamente preocupado.

Tenho várias ofertas, quer aqui dos EUA quer fora dos EUA.
Mas se bem me conheço das escolhas que tenho feito nos últimos 20 anos, o que muito provavelmente vai acontecer é que não vou seguir os parâmetros normais, não vou escolher o caminho mais normal e que aparenta ser a escolha mais fácil. Tenho a impressão que, mais uma vez, irei fazer a escolha mais improvável. Seguirei o meu caminho, e não aquele que esperam. E tem sido seguindo estas decisões altamente improváveis que tenho sido mais feliz 😉

63 comentários

5 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Mil, mil não, milhões de parabéns meus e da madrinha.
    Um futuro risonho é o que te desejamos na tua futura vida.

    1. Obrigado 😀

  2. Parabéns
    É sempre bom vermos reconhecido o nosso trabalho
    Um grande abraço

    1. Obrigado 😀

  3. Grande Carlos…

    … Muitos parabéns.
    Desejo que continues a ser feliz, seja qual for o caminho que escolheres!

    Um abraço.

    1. Obrigado Zé 🙂

  4. Muitos parabéns!
    Que a vida te continue a proporcionar momentos assim tao felizes e pelos quais tanto lutas e entregas todos os dias.
    Saudades desta sempre amiga e que apesar da distância nunca se esquece de ti e que espera pela tua visita quando vieres a Portugal.
    Bjs

    1. Obrigado Carla 🙂

  5. Muitos e muitos parabéns sem fim. Espero que continues assim sempre o teu caminho da vida e tenho a certêza que chegaràs mais longe. Grande grande abraço
    Fernando Oliveira
    França

    1. Obrigado 🙂

  6. Oi Carlos fico contente por ter novidades!finalmente phd…espero que as tuas escolhas improvaveis te levem a lugares muito felizes.já tenho saudades,quando te vou ver?um beijo asteróide e um abraço do tamanho do mundo! Sara

    1. Obrigado Sara 🙂

  7. Carlos, muitos parabéns e grande abraço daqui do Porto.

    Tens razão: segue o teu caminho, sempre, que foi essa atitude que te fez chegar até aqui e que fez de ti quem és (ou por seres quem és é que tens essa atitude??… Humm….. 😉

    PARABÉNS!!!

    Fernando

    1. Obrigado Fernando 🙂

      Parte da “culpa” é tua… ehehehe 😛
      Só fui para a UK em 1º lugar por ter computador… 😛

  8. MUITOS PARABÉNS CARLOS!!

    Estava a ver que estavas a gostar tanto de fazer a tese que não a querias acabar!!!

    Meus sinceros parabéns. Já merecias há muito tempo.

    Faz agora a melhor escolha com o coração e com a cabeça, ok?
    E que a próxima etapa seja recheada de sucessos e de reconhecimentos ao teu trabalho.

    Abraços
    JG

    1. Obrigado, Gonçalves 🙂

  9. Congratulations, Carlos!

    Ter aprovada uma tese de doutorado com sucesso não é mole, os caminhos até se “chegar lá” são muito penosos, mas no final vem a recompensa por mais um passo importante na vida. Que se traduza em mais sucessos!

    1. Obrigado Jonas 🙂

    • Ana Guerreiro Pereira on 27/05/2012 at 11:38
    • Responder

    Parabéns senhor Professor Doutor Imperador da Sabedoria Universal! 😛

    Que esse novo percurso traga tanta aprendizagem como este. Para todos.

    Parabéns! E boa nova viagem em novo admirável mundo (é desta q te pisgas pra Marte ou lá pró planeta donde vens, não é? 😀 )!

    1. Obrigado Ana 🙂

      Não conheces o planeta donde venho… 😛 está demasiado longe pra vocês, meros terrestres 😛

  10. Para lerem mais algumas respostas, vejam estas threads no Facebook 😉

    http://www.facebook.com/astropt/posts/371081226282209

    Maria Evangelina Silva: Parabéns!!!! Fico muito feliz. Desejo-lhe imenso sucesso na vida 😉

    Cris Guimarães: Antes de mais, quero dar-te os meus mais sinceros Parabéns!
    Com isto, quero acrescentar que me fazes sentir muito prazer e orgulhosa na pele de uma Portuguesa.
    Bem hajas!
    Para mim serás sempre o Carlos da Astro.pt
    Um grande abraço desta tua admiradora,
    Cris

    Marco Santos: Parabéns! Conseguiste o doutoramento antes do fim do mundo, mais uns meses e terias ficado pendurado 🙂

    Sam Kitano: Muitos parabéns, Carlos!
    Tenho a certeza que as futuras escolhas serão sempre as mais acertadas, e que todos aqueles que seguem este blog estão felicíssimas e gratas, também, pela sua disponibilidade em partilhar conhecimento.
    Forte abraço, e votos de muito sucesso, pois quanto mais sucesso tiver, mais NÓS todos enriqueceremos.

    Mirian Bueno: Na primeira vez que anunciou o seu novo título achei que estava meio tímido. Finalmente achou as palavras para expressar essa alegria. 🙂
    Novamente, parabéns, Professor Doutor Carlos Oliveira!
    Afinal, não são tantas pessoas assim que sabe cantar o “fado mastoideum”. 😉
    Sucesso em suas novas conquistas! 🙂

    Chafariz Lx: Parabéns pelos sucessos. Boa sorte para o “novo” futuro. Abraço.

    Pedro Monteiro: Amigo Carlos Oliveira! Um grande abraço de parabéns, senhor Professor Doutor ou Carlos Oliveira “Pi-eich-di”. Conheço-te desde a faculdade e continuas a ser um senhor “gajo” divertido, bom companheiro e foste mais longe do que muitos “inteligentes” da nossa turma da faculdade que não davam um tostão por nós.
    Sei que vais continuar a ser o Carlos amigo, benfiquista, alegre, divertido. Sei que tu vais ainda mais longe qualquer que seja o caminho que escolhas agora em diante. Força amigo e vai dando notícias!

    Maria Lina Vicente: Parabéns e boa sorte para o seu furor!

    Graça Silva: Muitos parabéns! votos de muito sucesso.

    Cecília Barreira: Muitos parabéns e aguardo que regresse à universidade portuguesa como Professor. Abraços.

    Maria Teresa Santos: Muitos parabéns, Doutor Carlos Oliveira 🙂

    João Pedro Cesariny Calafate: Carlos, mais uma vez, os meus parabéns, por todo este árduo, afincado e bem-conseguido trabalho, ao longo de todos estes anos, na educação, comunicação e divulgação científico-tecnológica; e pelo seu contributo na melhoria da literacia científica e do pensamento competente (Oliveira, Carlos; 2012; :)) das pessoas. Um abraço, Doutor Carlos, 🙂 e continuação do ótimo trabalho que até aqui tem desenvolvido!

    José Manuel Brito: As maiores felicidades pros proximos projectos e muitos parabens!

    Paulo Veiga: Parabens e muitas felicidades, resalvo ser urgente desmistificar a pseudociência, tenho visto o uso de artigos cientificos ou mesmo teses servirem de argumentos para validar razões que nem são o ambito dos referidos estudos, que nunca lhe faltem as palavras contudentes para desmistificar esses equivocos, não me refiro a astrologia, bruxarias, mas sim o uso corrente de teses cientificas, e agora com a moda da fisica ou quimica quantica servir propósitos mesmo sérios. Um abraço e mias uma vez muitas felicidades.

    Joaquim Meinedo: Olá Carlos, muitos parabéns e muito sucesso no futuro que mais desejares, grande abraço.

    http://www.facebook.com/astropt/posts/412672848755262

    Susana Faria: Parabéns, Carlos! (sem Professor Doutor, porque o Carlos, como bem disse, continua a ser o Carlos de há uns dias atrás!) Mas parabéns ao homem – Carlos – e parabéns ao professor doutor! 🙂

    Valmir M. de Morais: Congratulações pelo acontecimento, caro Doutor Carlos Oliveira.
    Então não já é chegada a hora da mudança do perfil?
    “Acerca do autor(a) Carlos Oliveira:
    Carlos F. Oliveira é astrónomo e Doutor em educação científica, com especialização em astrobiologia”

    Rita Sev: Parabéns e boa sorte 🙂 Astrobiology Yeah!

    João Porto: Que os “deuses” estejam contigo!! ; )) Mtos. parabéns.

    http://www.facebook.com/alienpt/posts/414204308613002

    Susana Moreira: PARABÉNS!!!! Bjinhos

    Patrícia Nogueira: Well done!

    Nuno Almeida: Parabéns! Abraço

    Manel Rosa Martins: Soa maravilhosamente, está dentro do tom e bem afinado! Parabéns e um garnde abraço.

    Lúcia Antunes: ahha bem bom!!!

    Mirian Bueno: Que super!!! Parabéns, professor doutor! 🙂

    Daniel Folha: Muitos parabéns Carlos Oliveira.

    Ana Isabel Carvalho: Parabéns.

    Ricardo Mexia: Parabéns!! Um forte abraço!

    Carlos Guedes: Parabéns!!

    Lidia Silva: Bravo!

    Joao Clerigo: Parabéns!

    Rosa Calinas: Parabéns:-)

    Abílio Oliveira: Parabéns!

    Sérgio Paulino: Muitos parabéns! 🙂

    Paulo Rodrigues: Há muitos Professores Doutores que necessitam de um canudo para justificarem o nome, mas há outros que justificam o nome sem ser necessário o canudo, que é o teu caso. PARABÉNS Sr. Prof Doutor. Grd. Abraço.

    Paula Lopes: Parabéns Srº Professor Doutor……soa muito bem ::)

    José Gonçalves: Muitos parabéns! Prof. Doutor não é para qualquer um 😉
    PhD sounds like a supernova! Well done my friend 🙂

    Ana Boa-Ventura: Muitos parabéns!

    Rui Tomé: Muitos Parabéns SR. Professor Doutor Carlos

    Pedro Garcia: Parabéns Professor Doutor 😉 agora não vale dizer na rádio, em directo: “Doutor não, que ainda não tenho o doutoramento”. Abraço

    Paulo Almeida: Imperador Carlos Oliveira 🙂 parabéns 🙂

    João Pedro Cesariny Calafate: Parabéns Carlos Oliveira! É só mais uma questão formal, pois os conhecimentos já lá estavam de qualquer das formas :).

    Ana Cláudia Figueiredo: Parabéns Carlos. Bjos

    Cristina Maximino: Parabéns 🙂

    Maria Gomes-Solecki: 🙂 parabens!!

    Carla Pereira: Inteiramente merecido. Parabéns!

    Inês Tomé: Parabéns, meu amigo Professor Doutor 😉 É mais que merecido 🙂 Bjinho!!!

    Ana Henriques: Parabéns!!!

    Ismael Sousa: Parabéns sr dr carlos!

    Meghie Rodrigues: que chique! Parabéns, rapaz!

    Elsa Schaub: Parabens, Carlos!

    Salete Felício: PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Anaisa Carvalho: soa bastante bem 🙂 os meus parabéns 😀

    Joana Marques: Parabéns!! Em que vai ser o primeiro pos-doc? 🙂

    Luis Evangelista: Parabens senhor professor doutor. Grande feito.

    Nuno Coimbra: dasse! Finalmente! 😛 Parabéns, pá! 🙂

    Liliana Delindro: Parabéns!

    Anabela Carmo: Carlos, parabéns!!!!

    Carina Osorio: Muitos Parabens Carlos!

    Pedro Silva: Parabéns 😀

    Rita Silveira: parabéns Sr. Dr. 🙂

    Manuela Dora: Magnífico, Carlos:-)… Muitos Parabéns:-)…

    Catarina Botelho: Parabéns Carlos . Beijinhos

    Maria Fonseca Santos: Parabéns 🙂

    Dirley Miranda: Parabéns!

    Paulo Leme: Parabéns Doutor Carlos!!!! You certainly deserve!!! 😀

    Maria Oliveira: Muitos parabéns!

    Diana Barbosa: Imperador Professor Doutor!! 😀 Muitos parabéns!

    Natália Alves: Parabens!

    João Monteiro: Já comentei noutro lugar, mas o acontecimento justifica que também comente aqui. Parabéns Carlos! Um grande abraço.

    Maria João Nunes: C’a fixe! ‘Tou bué feliz!!! Viva o Sr. Professor Doutor! Mundo crédulo, temei e tremei!

    Denise Maciel Selmo: Parabéns!!!!!

    Vitor Rosario: Parabéns grande abraço

    José Neves: Parabéns Carlos Fernando, fico muito orgulhoso por essa tua valorização, parabéns e recebe abraço amigão

    Elisabete Neves: Finalmente, já era tempo kkkk, Muitos Parabens Exmo Sr Prof Dr Carlitos ;-)))

    Margarida Anjos: Muitos parabens Carlos.

    Luís Lopes: Parabéns Carlos !

    Sónia Silva: parabens!!! 🙂

    Aurora Duarte: Parabéns! Soa bem 🙂

    Manuel Pfs da Cunha: EH pá!.. isso para comemorar era uma vinda aos açores! Parabéns! Sô Tor!

    Carina Pinto Kozmus: Nao…. Prof Dr Carlos nao…. agora Prof Dr Alien ja acho mais interessante 😉 Parabens

    Pedro Monteiro: Parabens amigo!!! Essa tese de douturamento durou tanto tempo que quando A acabaste o piolho do papel ja tinha devorado as primeiras páginas por completo… É a única que começa na pagina 69, comtem 3425 piolhos do papel adultos, 7912 piolhos do papel em idade juvenil 45935 em estado larvar!!! 🙂 Se um ET tivesse a oportunidade de aterrar em Roswell e de ler a tua tese o que será que ele diria? Como reagiria ele ao facto de veres as coisa por esse prisma?

    Pedro Monteiro: Soa muito bem 😀

    Maria Lina Vicente: Parabéns sr Prof Doutor, ag faça bom uso do titulo…mais responsabilidade!

    Vitor Castelo: Grande Carlos! Fico feliz por ti e espero sinceramente que continues a ter sucesso na tua vida profissional e pessoal!Um grande abraço!

    Susana Moreira: Finalmente, Sô tor Nandinho 😉 Parabéns!Beijinhos

    Robert Simon: Parabens!!

    Chaiwuti Lertwanasiriwan: Congratulations! My friend.

    Ricardo Cardoso Reis: Parabéns Carlos. 🙂 Tenho bastante curiosidade em ler a tua tese. Vais (ou vai a U.texas) disponibilizá-la em algum lado, ou estás a pensar em publicá-la?

    Filipe Dias: Doutor Alien doutorado por uma universidade Terrestre! 🙂 Parabéns!

    Joana Tavares: Parabéns sr. doutor…finalmente o dito doutoramento está feito…a Marilia diz que temos de festejar quando vieres….

    Aline Carvalho: Parabéns Professor Doutor Carlos Oliveira = )

    Susana Taipa Guerra: Parabéns DOUTOR! Isto agora pia fino! Beijinho

    Pedro De Castro Seixas: Parabéns!

    Tuomo Riihimaki: Congratulations Carlos, one job done :).

    Nicholas Lintern: Congratulations Carlos, or should I say Dr Oliveira!

    Ana GP: Parabéns!

    Dih Silva: Se soa bem???? Soa maravilhosamente bem! PARABÉNS Dinho. És o meu orgulho 😉 Beijinhos

    Antropólogo Daniel Seabra: Parabéns. Grande sensação!

    Leo Abrantes: Então e o título imperador, já não se aplica?
    Parabéns, mais uma vez (não sei se o like equivale a congratulações ou não)

    Edgar Lobo Tantos: parabéns e agradecimentos :))) estou mt contente por esta valorização pessoal. Forte abraço de saudade e muitas felicidades! Ainda no Texas?

    Vera Gomes: Parabens!

    Maria Joana Andrade: Parabens!

    Albina Andreia: Parabéns! sr PhD 🙂

    Eliana Milantoni: Congratulations!!!!!! 🙂

    Silvia Castro: Muuuuuuuitos Parabéns!!!

    Guilherme Peixoto: Grande Professor Doutor Carlos Oliveira, parabéns pela ousadia, sacrifício pessoal, e coragem!
    Até sempre grande amigo!

    Ana Patriarca: Parabéns, Ó Xotôr! 😀

    Adoa Coelho: Sounds fantastic!!! YEAHHH!!!!

    Joao Carlos Duque: Parabéns, Sôtor!!! Felicidades e que continue a sua participação no ASTROPT. Abraço

    Susana Julio: Parabéns Carlos :))

    Susan Stehling: Way to go Carlos!

    Francisco Gomes: Sr. Doutor 🙂 Parabéns, Amigo

    Bele Sidney: Doutor professor Carlos Oliveira acho que fica melhor 🙂

    Bia Emanuelly: Parabéns !!!!! =D

    Jordan Erdos: Parabens, irmao!

    Filipa Rodrigues: Muitos Parabéns 🙂

    Sandra Alexandrino: Parabens, Dr. Carlos!

    Bruno Afonso: Obrigado por tod:)as explicações

    Interalias Terraglobus: It sounds good? It sounds GREAT! Congratulations!!! xo

    ‘La Vergne Lester Thatch: Congratulations

    Anny Tseng: Yes!!

    Filipa Mafalda Rocha: Parabéns Carlos. Beijinhos.

    Rogerio Ribeiro: parabéns 🙂

    Carlos Filipe Teixeira: Sr. Pr. Dr. soa muítíssimo bem Carlos. Abraço enorme !

    Catarina Sousa Vieira: Parabéns! Soa muito bem mesmo!

    Vitor Rosario: Parabéns Carlos, sr. pr. dr. de s.vitor………grande abraço

    Carlos Avelino: Parabéns!! mais uma etapa concretizada… Abraço

    Teresa Campos: Parabéns!

    Rúben Santos: Muitos parabéns, Doutor Oliveira! Grande Abraço! 😀

    Douglas Ferrari: Parabéns, titulo almejado por muitos, tenho inveja, gostaria eu também de ter essa titulação.

    Fabrícia Almeida: Parabéns, todo sucesso é fonte de muito trabalho!!

    Pedro Santos: Parabéns, Grande Carlos…Abraço!!!

    Diana Novo: Parabéns obni 😀

    Ana Rosa Santos: Parabéns amiguinho… é isso aí, p de mto trabalho a recompensa.

    Jose Soares Ferreira: Boa !!! abraço!!!!

    Paula Lopes: Congratulations…:)

    Rodrigo Santos: Forte abraço de parabéns, Carlos! Quem luta chega lá, quem não luta fica a meio. Por isso, és um vencedor, e pronto! Parabéns uma vez mais.

    Fátima P Bernardino: parabéns!!

    Cris Hattis: Parabéns e sucesso para você! 😉

    Paulo Pinto: Muitos Parabéns!

    João Manuel RS Tavares: Parabéns. Um abraço. Agora começa a Coisa 🙂

    Bruno Filipe Pires: Parabéns, Doutor, tudo de bom 🙂

    Sylvie Falcão: Muitos Parabéns Sr Professor Doutor Carlos Oliveira… é tudo ou há mais?? 😛 Onde está a garrafa de champanhe?? 😉

    Fernando Martins: Parabéns, Carlos!!!!!

    Luis Melo: Boa…..muitos parabéns!

    http://www.facebook.com/alienpt/posts/306798066075852

    😀

    1. Carlos,

      Não teve/teria como transladar os comentário da rede social Facebook pra cá?

      😉

      1. Devia dar, infelizmente não dá.

        Sem ninguém conseguir perceber, de vez em quando são trazidos para cá dezenas de comentários vindos do Facebook… mas na maior parte das vezes não vem nenhum.
        O Nuno bem tenta arranjar uma solução… mas aquilo parece caótico, e mesmo o criador do plugin não sabe o que se passa (não se passa só no nosso blog, mas em muitos sites a mesma coisa) 🙁

        • Cavalcanti on 27/05/2012 at 03:47

        Bem, penso também ser interessante o Nuno conseguir arrumar um jeito de trazer os comentários da rede Facebook pra cá. 😉

        Abraços.

      2. ele anda a tentar 😉

  11. fixe !!! para estes 6 membros do comité de avaliação (3 de educação e 3 de ciências).já vai ser doutor , pra mim vais ser o ” o ganda Carlos”
    Parabens
    abc.

    1. Obrigado Vitor 🙂

  12. Estou a tentar novamente e sò quero dizer que fiquei muito contente.
    Parabéns. Mesmo muitos parabéns. Muitos abraços.

    1. Obrigado Fernando 🙂

  13. Parabéns! Boa sorte, daqui em diante.

    1. Obrigado Filipe 🙂

  14. Com saudável admiração partilho alegremente os seus êxitos.
    Os meus sinceros parabéns pela festiva notícia, acontecimento que me apraz
    saber.

     

    Abraço

    1. Obrigado Rogério 🙂

    • rr_renatoromao on 25/05/2012 at 22:06
    • Responder

    Parabéns!
    E sim, professor. Eu aprendi/aprendo/aprenderei imenso consigo. E tenha a certeza que muitos leitores também dizem o mesmo. Não esquecendo os restantes colaboradores do astroPT.

    E faço das palavras do Marco as minhas.

    Abraço bem festivo.
    Renato Romão

    1. Obrigado pelas palavras, Renato 🙂

  15. Muitos parabens Professor Doutor Carlos Oliveira. 😉

    Estava dificil enviar-te um comentario, 

    Fico muito feliz por ti, é caso para festejar. 

    proximo passo… talvez Europa??!!

    Quando vieres á Alemanha diz qualquer coisa, que eu pago-te uma “Kölsch”  🙂

    Grande abraco

    1. Obrigado Bruno 🙂

      ahhhh a cerveja alemã 🙂

      abraços 😉

  16. Muitos Parabéns!
    Um bom exemplo a seguir!
    Um grande bem-haja pela sua dedicação para um Mundo Melhor!

    1. Obrigado Marco 🙂

  17. Parabéns Carlos.

    Fico satisfeito por saber que mais um Português passa a ser, de pleno direito, um cidadão do mundo 🙂

    Gostei, em particular de saber quais são os planos para o futuro: «Seguirei o meu caminho, e não aquele que esperam. E tem sido seguindo estas decisões altamente improváveis que tenho sido mais feliz»
    É em pessoas que pensam assim que reside o futuro da humanidade. Os grandes saltos no conhecimento e na compreensão do mundo têm vindo ou do acaso, ou justamente de pessoas que ousaram ser diferentes, pensar de forma inovadora e não se preocuparam assim tanto em seguir os cânones.

    Continua a pensar e a agir assim… com ousadia 😉

    1. Obrigado Rui 🙂

  18. Parabéns mais uma vez.

    Mas agora deixa-me ver se eu percebi o conceito:

    Pensamento Compentente = a pensamento critico + cultura cientifica (e geral?) ?

    1. Obrigado 🙂

      “O Pensamento Competente é diferente de Pensamento Crítico de 2 formas: pensamento crítico divide-se em pensamento argumentativo e pensamento avaliador; no entanto, muitas vezes cai-se no erro de argumentar por argumentar, daí que pensamento competente não argumenta só porque gosta de discussões; e por outro lado, para se poder avaliar a informação que nos chega tem que se ter uma base mínima de conhecimento sobre o assunto em causa.
      Juntando pensamento crítico, a um básico conhecimento multidisciplinar dos assuntos, a uma ideia geral do que é a correcta natureza da ciência, e a auto-reflexão, então teremos Pensamento Competente.”

      abraços

    • Ilídio Vicente on 25/05/2012 at 10:43
    • Responder

    Muitos parabéns Carlos.

    Apenas te conheço através do écrã do PC (pelo que espero que não te importes com o “tu”), mas desejo que continues a ter bons desafios para conquistar.
    Não deixes é de continuar a fazer excelentes participações no AstroPT.

    Céus claros

    Ilídio

    1. Obrigado 🙂

  19. Enviei ontem meus cumprimentos mas fui para a tal da lista. Não sei se recebeu via facebook.

    De qq forma vai de novo:

    Meus parabéns Carlos! Mais ainda por compartilhar a trajetória para conseguir o título.

    Agora conta sobre o que vai fazer no futuro, acho que ficamos curiosos.

    1. Obrigado 🙂

      O futuro ainda está no segredo dos deuses 😉 ehehehe 😉

  20. Pois então, parabéns! E que venha o desafio seguinte!
    😉

    1. Obrigado! 🙂

      No desafio seguinte, acho que vou contar contigo 😉 ehehehe 🙂

      1. 😀

  21. Actualizei o post com várias fotos do que aconteceu por aqui (a festa para os graduados), que podem ter interesse em ver 😉

  22. Meus parabéns por mais uma conquista em sua vida, Carlos. O conheço faz pouco tempo, mas, sinceramente, você merece!!!

    E isso calará a boca de certos trolls que nós dois já discutimos. 😉 Penso que essa parte do post vale a pena reescrever:

    “Claro que nada disto muda alguma coisa.

    Continuo a chamar-me Carlos, (…)”

    Penso que se você, de fato, prosseguir com nobreza e humildade (perceptíveis nestas palavras), alcançará vôos ainda maiores. Estas duas são qualidades intrínsecas da maior parte dos grandes nomes da Ciência.

    Desejo-lhe sabedoria. Desejo-lhe discernimento – nesta nova etapa de sua vida. 😉

    Abraços cordiais.

    1. Obrigado!! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights