Dragon – Dia histórico na ISS

“Agarramos um Dragão pela cauda!”, foi desta forma que Donald Petti anunciou que o sistema de manipulação remota da ISS, o Canadarm2, havia capturado o veículo de carga Dragon da SpaceX.

Lançado a 22 de Maio de 2012 pelo foguetão Falcon-9 v1.0 (F-3) para a missão COTS 2+, a Dragon foi cumprindo todos os objectivos da missão até este dia. Só desta forma a NASA autorizaria a sua aproximação à estação espacial e sua posterior captura.

A captura teve lugar pelas 1356UTC do dia 25 de Maio e a SpaceX tornava-se assim na primeira empresa privada a fazer chegar um veículo comercial privado à estação espacial internacional. A captura deu-se aos 3 dias 6 horas 11 minutos e 33 segundos de voo.

Após a captura, a Dragon deveria ser «ancorada» ao módulo Harmony. Tal como o veículo de carga japonês HTV ‘Hounotori’, a Dragon não tem uma capacidade de acoplagem autónoma e como tal tem de ser capturada pelo braço robot da ISS e posteriormente ancorada à estação. O processo de ancoragem realizou-se duas horas mais tarde e em duas fases. A primeira fase viu o Canadarm2 aproximar a cápsula até junto do porto de ancoragem no módulo Harmony, terminando às 1552UTC. A Dragon ficaria fixamente ligada à estação espacial às 1603UTC do dia 25 de Maio de 2012 quando estavam decorridos 3 dias 8 horas e 18 minutos de voo.

Imagem: NASATV

1 comentário

    • Roberto Oliveira on 26/05/2012 at 08:21
    • Responder

    Bom dia

    Sugestões de acrescento nesta notícia: indicar a velocidade com que o Falcon se deslocava para poder lançar o Dragon, a que altitude este teria de estar para poder ficar em órbita (elíptica pois há outras), a altitude da ISS (que julgo ser de aproximadamente 400 km), etc.

    Obrigado
    Continuação de um excelente trabalho neste blogue
    Roberto Oliveira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.