A China não pára

Um novo lançamento orbital da China vem fechar este mês de Maio que registou 11 lançamentos orbitais bem sucedidos. Temos de recuar até 1988 para encontrar um mês de maio com mais lançamentos (12) do que aqueles que foram executados este ano em Maio.

O lançamento do satélite Yaogan Weixing-15 teve lugar às 0731:05UTC do dia 29 de Maio de 2012 e foi realizado por um foguetão Chang Zheng-4C a partir do Complexo de Lançamento LC9 do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan.

O YG-15 é descrito pelas autoridades chinesas como um satélite de detecção remota que será utilizado para melhor vários aspectos económicos da China. No entanto, esta designação tem sido utilizada para encobrir o verdadeiro objectivo militar destes satélites e o YG-15 poderá ser um satélite de reconhecimento equipado com um radar SAR.

Este foi o 9º lançamento orbital da China em 2012 igualando assim a Rússia em número de lançamentos orbitais (Rússia – 9; China – 9; EUA – 4; Arianespace – 3; Irão – 1; Índia – 1; Japão – 1; SpaceX – 1).

1. Paulo, o que diz não é inteiramente verdade. Repare que este ano os EUA realizaram 5 lançamentos orbitais (contando com a SpaceX) e 4 destes lançamentos foram militares. A mesma proporção não se aplica nem à China nem à Rússia que nos seus 9 lançamentos até ao momento só colocou em órbita dois satélites militares.

Por outro lado, desconhece o verdadeiro objectivo da utilização da designação ‘Yaogan Weixing’ que juntamente com a designação ‘Shijian’ têm o mesmo objectivo da utilização da designação ‘Cosmos’ pela antiga URSS, isto é esconder o verdadeiro objectivo destes satélites.

A comunidade internacional sabe que os satélites Yaogan Weixing são todos de natureza militar, ora para observação através de meios electroópticos ora através da utilização de radares SAR. Esyes satélites têm órbitas características que nos ajudam a identificar o seu objectivo. O único satélite que escapa a estes meios de observação é o Yaogan Weixing-9 que de facto não é um satélite, mas sim três satélites utilizados para vigilância oceânica e muito semelhantes aos satélites NOSS dos EUA. O próximo Yaogan, n.º 16, será uma missão deste tipo lançada desde Jiuquan.

Em nenhuma parte do artigo por mim escrito encontra alguma referência onde se “destacam os malvados dos chineses”, bem antes pelo contrário. O artigo vai no sentido de mostrar que nesta altura a China é uma potência espacial mundial ao nível da Rússia, preparando-se dentro de dias para colocar em órbita a sua quarta missão espacial tripulada.

2. No geral, e nos “media de referência” encontramos muitas noticias deste género onde se destacam os malvados dos chineses

O que dizer desta notícia sobre a Russia que encontrou água na lua em 76?
    “Was Russia’s discovery of water on moon in 1976 ignored?”, Chris Matyszczyk, na cnet
    Dica: a missão Clementine só em 1994 chegou a esta conclusão…

Resumindo, toda a actividade com origem nos EUA é noticiada como “one giant leap for mankind”

Fazem faltas artigos com informação util sobre o que os outros paises estão a fazer no espaço. Será que não existem publicações disponiveis?

Até lá ficamos com titlulos do género “Russia ou China vão ao espaço” (…) “mas cuidado que podem ser objectivos militares”