Astrónomo brasileiro encontra planeta X ?

Deixem-me começar este post por ser absolutamente sincero: estou a começar a ficar farto destas notícias sobre o “planeta X”.
Isto são normalmente só extrapolações da imprensa, que se aproveitam do sensacionalismo para venderem mais “notícias” e para fazerem os coitados dos pseudos continuarem a salivar pelo inexistente Nibiru. De “notícia”, isto nada tem.

A mais nova não-notícia saiu na National Geographic, que depois foi “apanhado” pelo Daily Mail, e divulgado em português pelo Terra:

“A busca por evidências da existência do Planeta X – o misterioso planeta hipotético no limite de nosso sistema solar – tomou um novo rumo graças aos cálculos de um astrônomo brasileiro. Rodney Gomes, astrônomo do Observatório Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, afirma que as órbitas irregulares de pequenos corpos gelados além de Netuno implicam que um planeta quatro vezes maior que a Terra está girando em volta do nosso sol nas bordas do sistema solar. (…)
Gomes mediu as órbitas de 92 objetos do cinturão de Kuiper – pequenos corpos e planetas anões – e afirmou que seis desses objetos pareciam ser arrastados para fora de curso em comparação com suas órbitas esperadas.
Na terça-feira, Gomes contou aos pesquisadores da Sociedade Americana de Astronomia que, provavelmente, a razão para essas órbitas irregulares fosse um companheiro solar de massa-planetária – um corpo distante do tamanho de um planeta que é poderoso o bastante para mover os objetos do cinturão de Kuiper. Ele sugere que o planeta seria quatro vezes do tamanho da Terra – quase do tamanho de Netuno – e estaria 1,5 mil vezes mais longe do sol do que o nosso planeta.
Mesmo estando em cima do muro, outros astrônomos aplaudiram os métodos utilizados pelo brasileiro. Rory Barnes, da Universidade de Washington, falou à National Geographic que Gomes “traçou um caminho para determinar como um planeta seria capaz de ‘esculpir’ partes do nosso sistema solar”. “Por enquanto, a evidência ainda não existe.” (…)”

Como os vigaristas e outros pseudos não sabem ler, então como podem ver no Google, não faltam páginas pseudos sobre isto, ligando mentirosamente ao Nibiru. O normal neles.

A verdade é que há mais de 20 anos que se anda à procura do Planeta X (que NADA tem a ver com a fantasia do Nibiru).
E nunca nada se encontrou.

Leiam, por exemplo, este excerto da Revista Astronomy, de Dezembro de 1981:
“Search for the Tenth Planet.
Astronomers are readying telescopes to probe the outer reaches of our solar system for an elusive planet much larger than Earth. Its existence would explain a 160-year-old mystery. … The pull exerted by its gravity would account for a wobble in Uranus’ orbit that was first detected in 1821 by a French astronomer, Alexis Bouvard. Beyond Pluto, in the cold, dark regions of space, may lie an undiscovered tenth planet two to five times the size of Earth. Astronomers at the U.S. Naval Observatory (USNO) are using a powerful computer to identify the best target zones, and a telescopic search will follow soon after. … Van Flandern thinks the tenth planet may be between two and five Earth masses and lie 50 to 100 astronomical units (4.6 Billion-9.3 Billion Miles) – from the Sun. His team also presumes that, like Pluto’s, the plane of the undiscovered body’s orbit is tilted with respect to that of most other planets, and that its path around the Sun is highly elliptical.”

A verdade é que são estudos que se fazem. Mas a verdade é que não se tem detectado nada daquilo que os pseudos imaginam. Tem-se encontrado sim, vários Trans-Neptunianos grandinhos, como o Sedna, Eris, Quaoar e outros. E muitos mais se vão certamente encontrar. E isso é óptimo. E são descobertas dos cientistas! (nunca dos vigaristas dos pseudos que não têm conhecimento para descobrirem o que quer que seja).
E todos estes objectos têm órbitas bem definidas, como tudo no Universo. Nenhum deles “decide” sair da órbita para vir até ao sistema solar interior. Essa é a fantasia do Nibiru que não tem qualquer relação com a realidade!

Na notícia original desta vez, existem 2 expressões principais:
– “(…) afirmou que seis desses objetos pareciam ser arrastados para fora de curso em comparação com suas órbitas esperadas.”
– “(…) a evidência ainda não existe.”

Ou seja, “parece” e não algo que realmente se sabe que passa, e não existem evidências para as especulações.
Ponto final.
Podem parar de salivar, vigaristas da internet. Estes pseudos fazem-me lembrar o cão do filme Up, sempre a distrair-se com um esquilo inexistente:

Acabo este post, da mesma forma que acabei o post sobre o suposto planeta Tyche:

Se pode existir um planeta gigante nos confins do Sistema Solar? Pode!
Se podem existir 50 planetas como a Terra nos confins do Sistema Solar? Podem!
Se podem existir cavalos no planeta XPTO ao redor da estrela YZ? Podem!
Se o Pai Natal pode ter uma casa em Marte? Pode!
É uma questão de crenças, e não de evidências científicas.
As evidências científicas, nestes casos, não existem!

Se realmente for descoberto um planeta gigante nos confins do sistema solar (e as evidências actuais apontam para ele não existir!), então não seria uma descoberta radical. Era mais uma rocha gelada a orbitar o Sol. Nada de anormal.
E certamente que a sua órbita está muito longe da Terra! (não virá para cá!)
E seria descoberto por cientistas/astrónomos, e nunca pelos vigaristas ignorantes que poluem a internet.

45 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Sergio Gouvea on 17/04/2014 at 06:42
    • Responder

    Pelo o que aprendemos no colégio e discoveries da vida, quase todos os astros do sistema solar orbitam no mesmo plano. Inclusive, esse foi um dos argumentos usados para retirar de Plutão o status de planeta. Perguntas:

    0) essa idéia de um plano onde estão localizadas quase todas as órbitas do sistema solar está correta?

    1) esse plano seria perpendicular a um eixo de rotação do Sol (se é que o Sol gira) e os planetas teriam sido expelidos pela “força” centrífuga?

    2) as buscas por esses supostos astros (Nemesis, planetas X, Y e Z se limita a esse plano?

    1. Olá Sérgio,

      0) Sim.

      1) Sim, o Sol gira. Não, os planetas não foram expelidos pelo Sol, mas formaram-se, grosso modo, nos locais onde se encontram.

      2) Não.

      3) Resposta extra: outros sistemas planetários não têm esta configuração 😉

      abraços!

    • Felipe Cícero on 17/04/2014 at 04:03
    • Responder

    Não sei pra que essa raiva toda contra o Planeta X, planetas errantes são extremamente difíceis de ver, afirmar que um planeta desse tipo não existe é impossível, mais até que afirmar que o tal Planeta X existe…

    Essa propaganda toda contra isso pra mim soa mais como um defensor da terra chata na idade média que pra qualquer outra coisa…

    1. Não existe qualquer raiva contra o Planeta X. Se você lesse o post, saberia isso. Se souber ler, claro…

      Existe sim o colocar a verdade de que os artigos que se lêem nos jornais sobre isso são somente sensacionalismo. Sabe o que é isso?
      Se você gosta de mentiras e sensacionalismo, é consigo. Mas aqui privilegiamos a verdade.

      Por outro lado, aqui somos a favor das evidências, e não de crenças ceguinhas sem quaisquer evidências.
      O seu comentário sim, foi a favor da crença na Terra Plana. Que por acaso ainda existe em algumas pessoas e sobre a qual já falamos aqui. Suponho que você faça parte desse grupo que acredita em qualquer história sem querer saber de evidências ou da verdade para nada.

      abraços

  1. Oi Carlos, estou muito aliviada com seus esclarecimentos, pois certas noticias que chegam ao povo assusta e aterroriza, pois somos pessoas com nenhum conhecimento e quando acessamos site deste generos, lemos temas que nos deixa sem esperança, por gentileza se puder me ajudar e esclarecer mais um dos assuntos polemicos é em relação aos alinhamnetos dos planetas, acontecerá realmente? Haverá algum dado ao nosso planeta? Obrigado.

    1. Simone,

      Existem alinhamentos todos os meses. Vistos da Terra têm o nome científico de conjunções.
      Não provocam nada na Terra 😉

      abraços

  2. Ola carlos,
    Hoje li q um cientista da nasa Don yeomans,confirma q o planeta Niburu ou planeta x,esta vindo a direção da terra pronto p se chocar,apesar q ainda não tem nada comprovado e q os astronomos da nasa,não querem divulgar dados do Niburu.
    Por mais q li sobre sua opinião,esse relato mecheu comigo,como outras pessoas(oportunistas) falam q varios povos de lugares diferentes,falam na mesma data 21/12/12 q vai acontecer algo.
    Um astronomo holandes,tb nega tdo,mais pede q as pessoas não saiam de casa no dia 28/12 pq ira ser um dia q plutão ira passar sei la por onde e q ele é sujeito a acidentes,q sera o dia mais escuro do mes.
    Por favor,vc poderia me dizer alguma coisa,sei q vc é muito ocupado e q p/ vc isso é babozeira,mais vc é especialista no assunto,eu sou super leiga.
    Desculpe e se puder….aguardo
    Ana Lucia

    1. Olá Ana Lúcia,

      Se leu que o Don disse isso, então pode deitar fora o sítio onde leu. Isso é totalmente mentira. Esse site ou jornal é vigarista.

      O Don está interessado em asteróides, e não planetas.

      Infelizmente, os vigaristas usam sem qualquer vergonha o nome do Don para espalharem vigarices, como tem acontecido muitas vezes, como por exemplo aqui:
      http://www.astropt.org/2011/01/28/asteroide-ira-acabar-com-a-vida-na-terra-em-2019/

      Quando vir um site a falar no Don, deve duvidar da informação: provavelmente é um local escrito por vigaristas que só a querem enganar com mentiras.

      E isto não é a minha opinião. Isto é conhecimento. Pode sempre contactar o Don e perguntar-lhe directamente 😉

      abraços!

    2. Quanto a Plutão, está normal, quietinho, no sítio em que devia estar. Nada se passa com Plutão.

      E NUNCA poderia criar escuridão na Terra.

      Essa é só mais uma vigarice, igual à que diziam o ano passado sobre o cometa Elenin:
      http://www.astropt.org/2011/09/26/3-dias-de-escuridao/

      Como se percebe, as mentiras são sempre as mesmas… não deve obviamente acreditar nelas 😉

      abraços

  3. O Dr. John Anderson, cientista da NASA e investigador de mecânica celeste no projeto da sonda espacial Pioneer, afirma a possibilidade da existência do 10º planeta orbitando o Sol, e conclui: “se não for o planeta X, então jogo minhas mãos para o alto e não sei dizer o que é.” Anderson, que publicou suas idéias em seu último livro, The Galaxy and the Solar System (A Galáxia e o Sistema Solar), afirma que sua teoria é “uma importante contribuição para o entendimento da mecânica fora do sistema solar.!!!!Prezado Carlos talvez essa máscara da foto esteja atrapalhando a visão.

    1. Caro Aurélio,

      Os óculos na foto não atrapalham qualquer tipo de visão, porque quando estive com o John não utilizei estes óculos.

      Mas ainda bem que utilizou esse argumento: na falta de conhecimento, tenta-se ser engraçado com insultos básicos, não é?

      Você limitou-se a fazer copy-paste do que leu em websites pseudos e religiosos, que pretendem somente vigarizá-lo.
      Ou seja, você em vez de vir aqui e fazer simplesmente a pergunta, a quem sabe sobre estes assuntos, preferiu acreditar cegamente em quem o vigariza, e resolveu insultar quem detém o conhecimento desse assunto.
      Conclusão: o seu objectivo não é aprender, mas simplesmente ser um crente fundamentalista em parvoíces.

      Como o seu objectivo não é aprender, nem sequer se dirigiu a mim de forma educada, também não lhe vou responder directamente o que eu sei.

      Mas se alguma vez quiser receber a luz do conhecimento, convido-o a pesquisar por si:

      1 – Contacte o professor John Anderson, e de forma educada pergunte-lhe o que ele sabe.

      2 – Procure na Amazon.com pelo livro dele em inglês.

      3 – Vá novamente ver os websites pseudo-religiosos que andou a ler, e olhe para as datas.

      4 – Nesses mesmos textos vigaristas, tente compreender que a ideia (não é uma teoria, mas sim uma hipótese, mas infelizmente a sua ignorância nem isso lhe permite perceber) dele não é sobre um planeta X mas sim sobre a chamada anomalia das Pioneer, que obviamente os vigaristas depois abusaram disso para inventarem coisas.

      5 – Procure até aqui no astroPT para a resposta sobre essa anomalia, que desde que esses textos até agora, já se percebeu a razão.

      Talvez aí você chegue à conclusão que nada disto tem a ver com o Planeta X, a não ser para quem o tenta enganar.

      abraços

  4. Cientistas acreditam ter encontrado um novo planeta nos confins de nosso sistema solar. Este planeta pode ser até quatro vezes maior do que Júpiter.

    Sua órbita seria milhares de vezes mais longe do Sol do que a Terra, o que explica o porquê dele não ter sido descoberto até agora.

    Dados que podem provar a existência de Tyche, um gigante planeta gasoso na parte externa da Nuvem de Oort, será liberada no final do ano, embora alguns acreditem que provas suficientes já foram angariadas pela NASA, por intermédio de seu telescópio Wise.

    O Professor Daniel Whitmire, da Universidade de Louisiana em Lafayette, acredita que os dados podem provar a existência de Tyche dentro de dois anos. Ele acredita que esse planeta seja constituído principalmente de hidrogênio e hélio, tendo uma atmosfera similar à de Júpiter, com manchas, anéis e nuvens. Ele disse: “É de se esperar que ele tenha luas. Todos os planetas externos as têm“.

    Leia mais: http://ovnihoje.com/2012/11/15/nosso-sistema-solar-pode-ter-um-planeta-maior-do-que-jupiter/#ixzz2CQ7CrvLh

    1. Este é um COMPLETO DISPARATE que já foi explicado o ano passado:
      http://www.astropt.org/2011/02/20/tyche-planeta-gigante-nos-confins-do-sistema-solar/

      abraços

    • Pedro Henrique on 14/11/2012 at 00:03
    • Responder

    Olha sou uma criança entao isso quer dizer que nao existe o planeta X né??

    1. O planeta X já foi encontrado. Chama-se Plutão.
      Depois falou-se novamente de planeta X e foi outro encontrado: Eris.
      Seguidamente foi novamente encontrado mais um planeta X. É Sedna.

      E assim sucessivamente.

      Já foram encontrados inúmeros “planetas X”.

      E ainda devem existir mais calhaus para lá da órbita de Neptuno. Mas não vêm para cá.

  5. Presadas pessoas que leem esse site, sim e uma verdade Planeta-X n existe…Ele só foi colocado na mídia por motivo de pessoas espalharem boatos de certas capacidade que não são verídicas mais tem uma coisa que está acontecendo que todos já estão correndo disso e criando nossos famosos Bankers!
    Vou falar o que e isto: A nossa gloriosa estrela maior (o SOL) entro em erupção solar faz pouco tempo, então a partir dai ele começo a entrar em estado de loucura mandando no espaço Ejeção de massa Coronal até não foi preocupante isso,
    Mais em 2008 os cientistas previram uma grande máxima solar para o final de 2012 para 2013, esta será tão forte que ela vaie mexer com a nossa magnetosfera e mudar nossos polos, (…)

    (comentário editado)

    1. Caro Bruno,

      Fui obrigado a editar o seu comentário por razões óbvias: este é um local de conhecimento. Este é um local gerido por cientistas.

      Se o Bruno não sabe sobre os assuntos, venha cá e pergunte.
      Mas por favor, não entre num local de conhecimento arrogantemente afirmando besteiras e mentirosamente dizendo que essas besteiras só suas são ditas por cientistas. Nós sabemos que é tudo mentira, porque nós sim somos cientistas e estudamos esses assuntos.

      Quanto ao Sol, temos inúmeros posts sobre isso. O pico do Sol será em 2013, e será um pico demasiado fraco. Não haverá qualquer tempestade solar demasiado forte. Isso é parvoíce de quem não tem conhecimento.
      Além disso, Ejecções de Massa Coronal acontecem todas as semanas. Só provocam auroras. Nada mais.
      http://www.astropt.org/2012/05/21/sol-com-maximos-e-minimos-preocupantes/
      Você anda a ser completamente levado pelos vigaristas que nada percebem do assunto.
      http://www.astropt.org/2012/07/19/explosoes-no-sol-e-nos-pseudos/

      Quanto à mudança dos pólos, que venha ela! É uma mudança gradual, que demora 5000 anos, e que nos permite ter mais belíssimas auroras no céu.
      Sim, mais uma vez, ter medo de inversão dos pólos é pura imbecilidade divulgada por pseudos que nada percebem dos assuntos.
      http://www.astropt.org/2011/12/06/campo-magnetico-da-terra-reversao-dos-polos/

      abraços!

    • Luiz Fernando Engroff on 07/11/2012 at 01:43
    • Responder

    Sr. Carlos Oliveira. Gostaria de aqui agradecer muito seus comentários sobre este verdadeiro terrorismo que estão fazendo sobre o fim de nosso planeta. Fiquei muito nervoso dias a traz quando li um artigo onde se afirmava que a NASA estaria advertindo os seres humanos sobre um possível choque de umas das 8 luas do planeta nibiru com o nosso planeta e por força deste a extinção de toda a vida que existe na terra. Olhei para minha família angustiado, impotente diante de tal noticia e continuei abalado por dias. Hoje penso que dormirei mais tranquilo, e, em meu nome e de tantos outros como eu, rogo ao bom DEUS que derrame sobre o senhor sua mais ricas bençãos. Muito obrigado e uma boa noite.

    1. Caro Luiz,

      Pode dormir descansado.
      O suposto planeta Nibiru não existe. É somente uma mentira divulgada em vários anos para enganar a população:
      http://www.astropt.org/2011/09/09/fantasia-planetaria-nibiru/
      http://www.astropt.org/tag/nibiru/

      abraços!

  6. muito bom ler palavras de pessoas que realmente sabem sobre este assunto e que esclarecem as duvidas de ignorantes como eu muito obrigado pelo interesse em desmascarar estes vigaristas sou pm e nunca me omiti em nenhuma ocorrencia e acho que voces peritos nesta area devem divulgar a verdadeira face deste assunto para ajudar muitas pessoas que se deixam inganar por fraquesa,ingenuidade,falta de conhecimento ,com certeza iria ajudar muita mais muita gente a viver um pouco mais tranquila como se ja não bastace os tempos dificeis que vivemos hoje .muito obrigado.

  7. Gracas a Deus achei o site de vcs, pois esse assunto estava tirando o meu sono.

  8. poderia haver uma explicação para google earth censurar uma imagem no cinturão de orion, se pegarmos modo skay veremos a semelhança entre o mapa e a olho nu, no modo skay veremos assim cruzeiro lua sol e sensura no cinturão de orion seria o mesmo sentido em relação ao cruzeiro para oeste , e se observarmos o cruzeiro a olho nu veremos que o sentido da estrela que aparesse logo apos o por do sol esta levemente para oeste , e depois ela esta muito proxima e grande o suficiente para qualquer camera comum captala acaba sendo estranho pois nem a lua fica tão boa com algus zoons ,
    Ponta Grossa Pr. região Norte.

    1. Jef,

      Deixe de ser burro.

      O potencial planeta X no nosso sistema solar, NADA tem a ver com o cinturão de Orion que fica milhões de vezes mais longe. NADA a ver!!!!
      Só fala de “cinturão de Orion” e de “google earth” neste post quem NÃO TEM qualquer conhecimento dos assuntos, mas mesmo assim decide comentar para fazer figuras tristes de ignorante.

      Quanto a essa estória no “cinturão”, é pura palhaçada para enganar parvos.
      http://www.astropt.org/2011/06/28/nasa-esconde-um-segredo-sistema-solar-vai-entrar-numa-nuvem-de-energia-que-ira-acabar-com-a-vida-na-terra/

      Quanto ao Google Earth, é mais uma IMBECILIDADE de quem nem sequer se dá ao trabalho para aprender como o Google Earth funciona, ou melhor, o Google Sky, porque você até nisso errou!
      http://www.astropt.org/2012/02/20/objectos-estranhos-no-google-sky/

      Enfim…

      Por favor, leiam os artigos, e aprendam alguma coisa, ANTES de fazerem comentários totalmente idiotas deste género.

      Não tenho tempo para perder com estes disparates…

  9. Para que não restem dúvidas… Não há qualquer planeta X nem qualquer massa planetária de massa igual ou superior à Terra para lá da órbita de Neptuno.

    As sondas Voyager 1 e 2, lançadas na década de 70 do século passado já se encontram a mais do dobro da distância do Sol a Plutão e continuam a afastar-se do Sol, em direções diferentes. Estas sondas continuam a emitir para a Terra ( A Nasa publica os relatórios semanais: http://voyager.jpl.nasa.gov/mission/weekly-reports/index.htm) sinais rádios que são estudados e qualquer pequena variação de velocidade ou direção de uma das sondas, motivada por qualquer massa (além das que já são conhecidas) seria detectada.
    O que poderá haver são inúmeros planetóides, asteróides e planetas anões que, por se encontrarem dispersos pela cintura de Kuiper, não têm um efeito gravítico a longa distância.

    Relembro que mesmo com a matemática e os instrumentos conhecidas no século XIX (sem computadores nem calculadoras), foi possível, aos astrónomos e matemáticos, prever a existência de um planeta para lá de Úrano e determinar a sua posição com grande precisão, levando à descoberta de Neptuno.
    Com toos os meios tecnológicos à disposição de qualquer pseudo-cientista da actualidade, seria muito mais fácil determinar a existência e posição desse suposto Planeta X. O facto de não o estarem a fazer é, em si mesmo, uma forte evidência da sua não existência.

  10. Olhem que forçada de barra do site terra.
    http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5809184-EI301,00-Teorias+sobre+Planeta+X+ganham+novo+folego+com+trabalho+brasileiro.html
    estão mais entusiasmados que os compiracionistas

  11. Eu pensava que a questão do Planeta X tinha sido solucionada com a descoberta de Plutão :p

    Hoje aprendi uma coisa nova! 🙂

    • Jonatas Almeida da Silva on 31/05/2012 at 18:55
    • Responder

    Assim que o estudo de Gomes foi divulgado eu já tive certeza absoluta que os NIBIRUTAS iam atacar com força total, pois vivem basicamente do sensacionalismo e do alarde.
    Em consideração aos povos antigos, Maias, Sumérios, e outros, considero essas campanhas fantasiosas uma total falta de respeito ao verdadeiro legado histórico desses povos, que foram matemáticos e astrônomos excepcionais em relação ao seu tempo, e estuda-los com o devido respeito é o mínimo que poderiam fazer, e não ficar pegando suas crenças e transformando-as em sensações midiáticas e apocalípticas, essa é a verdade.

    Creio que possa mesmo haver ainda algum Planeta a ser descoberto no Sistema Solar, porque outros estudos e simulações chegam a apontar que durante a formação dos Planetas Gigantes falta um, as simulações só funcionam quando há um quinto gigante gasoso.
    Mas a certeza que temos é a massiva quantia de planetas anões, devem ser dezenas ou centenas deles rodopiando pela periferia do Sistema. Os próximos anos marcarão vastas listas de plutóides e plutinos, e, com sorte, o tão procurado Planeta X da questão.

    • Ricardo Correia on 31/05/2012 at 11:43
    • Responder

    Eu sou da opinião que se não podes vence-los, junta-te a eles ( aos Pseudos). Quando descobriram ,por exemplo, Makemake, tinham-lhe chamado Nibiru e o problema Nibiru tinha ficado resolvido. Se mesmo assim persistissem alguns Pseudos refratários, podíamos espalhar a notícia que em Nibiru a picanha é um espectáculo e o IVA é só de 3%, e enviáva-mo-los para lá… Pobres de espírito existem em todas as áreas.

  12. Não entendo como os cientistas conseguem detectar exoplanetas gigantes muito distantes da Terra e não conseguem confirmar se tem um planeta logo depois de Netuno. Se não acho, provavelmente não tem, senão já tinham visto.

      • Nuno José Almeida on 17/04/2014 at 12:50
      • Responder

      Porque esses planetas estão em órbitas de estrelas e estrelas são fáceis de detectar e depois procura-se “perto” da estrela.

  13. Eu já não só acredito que exista um planeta X, como também um Y, Z, W e assim por diante.
    Acredito que devam existir mais de 10 astros “maiores” que Jupter nas áreas mais longincuas do nosso sistema solar.
    Mas não tem nada a ver com Ninbiru, é apenas estatística.

  14. Realmente, esses pseudos irritam um bocado. Carl Sagan deve estremecer no túmulo. Eu entendo sua indignação professor Carlos Oliveira. Infelizmente parece que esses pseudos e vigaristas se espalham como pragas :/

  15. Não há dúvidas que essa história do Nubiru é pura fantasia, pelo menos da forma como é contada.
    Mas não estaremos nós todos a alimentar esse mito ao falarmos dele repetidamente? Será que não é exatamente isso que os pseudos pretendem? que lhes dêm importância e visibilidade?
    Provavelmente somos também responsáveis por manter vivo este mito!

    Pela minha parte, proponho um black out a este tema. Mantendo, é claro, a mente aberta a toda e qualquer pesquisa ou estudo sérios acerca da constituição do Sistema Solar ou do universo que nos rodeia.

    1. Mas Rui, o problema é que não se pode falar em descobertas de Trans-Neptunianos sem os vigaristas meterem ao barulho a fantasia do Nibiru.

      Faça uma procura no Google por esta história do astrónomo brasileiro, por exemplo.
      Dos sites que falam nisto, conte quantos são de ciência e por isso nada disto é sobre Nibiru, e conte quantos são de vigaristas em que mencionam logo o Nibiru.

      Qualquer dia sai a notícia de uma pedra,…. sei lá… verde… e dizem logo que é o Nibiru!!!
      Está-se a chegar ao ponto ke nao se pode dizer nada, ke os vigaristas ficam logo a espumar pelo Nibiru…. parecem os cães do Pavlov.

      😛

    • Renato Romão on 29/05/2012 at 21:17
    • Responder

    Inacreditável! Uma coisa é dizer que poderá existir um hipotético planeta que possa enfluenciar as órbitas destes. Sendo o planeta X, Y ou Z. Outra é conectá-lo ao Nibiru, o planeta destruidor, cheio de extraterrestres que nos criaram (segundo Zitchin). Não sabem que se existe e já estão alimentar a pseudo-história.
    Até parece que esta “noticia” foi encomendada por alguem.

    Haja paciência.

  16. Talvez, Carlos, o cerne do problema da população em geral esteja justamente no início: a falta de compreensão da nomenclatura “Planeta “X””:

    http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Planeta-X_afinal_o_que_e_e_onde_se_encontra_esse_planeta_&posic=dat_20110223-104241.inc

    Abraços.

      • Renato Romão on 29/05/2012 at 21:34
      • Responder

      Exactamente. No entanto, devido a toda esta controvérsia estava na altura para alterar a própria nomenclatura. Bastava colocar hipotético planeta e sua possivel localização e assim eleminava-se o Planeta X. Acabava-se logo o problema. E quem se aproveita desta.

      Abraço.

      Off Topic- Desculpe Cavalcanti, ainda não consegui ler os links que colocou no post sobre o aquecimento global. Que desde já agradeço.

        • Cavalcanti on 29/05/2012 at 21:49

        Não tem problema, Renato. 😉

        Abraços.

  1. […] Eris. Haumea. Makemake. Orcus. 2007 OR10. 2012 VP113. 3 novos planetas-anões. Tique, Tyche, Planeta X. Plutão: características, não-planeta, explicação, imagens, água, oceano, anéis, 4 luas […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights