KIC 12557548 é um planeta que se está a evaporar

“Usando a missão Kepler da NASA, os astrónomos podem ter detectado indícios de um possível planeta a desintegrar-se sob o calor escaldante da sua estrela-mãe, localizada a 1500 anos-luz da Terra. Os cientistas deduzem que este candidato a planeta, de tamanho um pouco maior que o de Mercúrio, está a formar uma cauda de poeira, semelhante à fuga de detritos de um cometa. Mas a cauda não irá durar muito tempo. Os cientistas calculam que, à actual taxa de evaporação, este objecto poderá ficar completamente vaporizado em 200 milhões de anos. (…)
Orbitando uma estrela pequena e mais fria que o nosso Sol, o candidato a planeta completa a sua órbita em menos de 16 horas – uma das mais curtas órbitas já detectadas. A uma distância orbital de apenas duas vezes o diâmetro da sua estrela, a temperatura da superfície do planeta é estimada em 3300 graus Fahrenheit (1816 graus Celsius).
Os cientistas levantaram a hipótese de o lado da estrela correspondente ao potencial inferno rochoso ser um oceano de magma ardente. A superfície derrete e evapora a temperaturas tão elevadas que a energia do vento resultante é suficiente para permitir que a poeira e o gás se escapem para o espaço. Este fluxo de poeira forma um rasto por detrás do companheiro condenado enquanto este se desintegra em torno da estrela. (…)”

Leiam o artigo completo em português, no Portal do Astrónomo.
Leiam em inglês, na NASA, JPL, Space.com, Discover Magazine, e o artigo científico.

1. Eu sugira que: “o lado da estrela correspondente ao potencial inferno rochoso” fosse alterado para “o lado do planeta virado para a estrela”;
    E “ao potencial” podia passar a “a um potencial” ou “a um hipotético”..
    Ficava mais perceptível.. Mas pronto, já percebi que o texto vem de outra fonte, e que se calhar não era aqui que eu devia estar a refilar… 🙁

Já agora, a própria Lua deixa uma cauda de átomos de Sódio!…(http://en.wikipedia.org/wiki/Sodium_tail_of_the_Moon) Claro que possivelmente com uma origem diferente da cauda desse planeta 🙂

2. Mercúrio também tem uma cauda, menos visivel mas tem.
    E ele também é bastante próximo a sua estrela, portanto é similar.
    Este planeta esta no inicio da sua época de ter cauda, já Mercúrio deve estar no fim desta temporada..