Trânsito de Vénus: entre a ciência e a beleza

Credit: NASA SDO

Entrada (ingress) de Vénus na face do Sol (2012-06-05)

Ainda agora se iniciou o trânsito de Vénus e já temos direito a fantásticos testemunhos deste acontecimento raro e, pelo que já testemunhamos, belo. A equipa da Solar Dynamics Observatory já nos deixou fantásticas imagens deste trânsito que ficarão, com certeza, para a história.

A equipa da Solar Dynamics Observatory (SDO), da NASA, está a fazer um acompanhamento profundo e constante deste trânsito, aplicando todos os seus instrumentos de acompanhamento da “meteorologia” solar para aprender um pouco mais sobre a leitura fotométrica dos trânsitos sobre a estrela, confirmando, também, informação da atmosfera de Vénus. Apesar de poder aprender mais sobre a nossa, ainda misteriosa estrela, este trânsito servirá para ajustar os instrumentos da SDO.

Mas há beleza na ciência. Assim o provam as primeiras imagens da SDO. Aqui ficam alguns dos Vídeos conseguidos com a sequência de imagens em vários espectros. Para acompanhar todo este trabalho, e muitas mais sequências, basta seguir para a página da SDO.

Aqui ficam algumas sequências que me conseguiram tirar o fôlego.

Imagem da entrada (ingress) de Vénus na esfera do Sol. Imagens conseguidas na frequência de 193 angstroms,  fica visível o Ferro ionizado , conseguindo-se desvendar a coroa do Sol.

A mesma imagem, mas com o hidrogénio visível. Na frequência de 304 angstroms, na banda do ultravioleta extremo.

E mais outro vídeo, usando a Helioseismic and Magnetic Imager (HMI), da SDO, que permite ver as ondas magnéticas da fotosfera do Sol, que permite criar estas imagens em que não é visível o escurecimento do limbo solar:

Credit: NASA SDO

1 comentário

1 ping

  1. excelentes vídeos! Não os percam!! 🙂

  1. […] Solar em Fátima. Trânsito de Vénus: informações. Explicação. Ciência, História e Belo. Ciência e Beleza. Horrocks. Cook. Vídeo. Tretas. Trânsito de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights