Um Chuto e um Pontapé em 1 Minuto: Aldrabice Pseudo

Recentemente recebi um mail que referia que “Este ano, Julho terá 5 sexta-feiras, 5 sábados e 5 domingos. [o que] acontece uma vez a cada 823 anos. Estes anos são conhecidos como ‘Money bag’.  (saco de dinheiro)”. No fim, obviamente, pede para passar “para 8 boas pessoas e o dinheiro aparece em 4 dias, baseado no Fengshui chinês.”

Segue-se o calendário:

Alguém não percebeu que o calendário de Julho de 2012 não é este. Eu, por exemplo, vejo se é verdade, Raramente ou nunca é verdade o que vem nos mails Fw. Bastam alguns segundos para decidir não importunar pessoas com mails com caquitas. Vamos tentar bater o record de rapidez e facilidade em desfazer este mito:

1 – abram o calendário deste ano :

Como podem ver não é o mesmo que vem no mail. O calendário que vem no mail é o de Julho de 2011. Um pontapé no mail.

2 – No calendário, viagem para Julho de 2005, passem por Julho de 2011 e terminem em Julho de 2016. Ora passámos por 3 Julhos com 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos e não foi preciso passar 823 anos. Este foi um murro no estômago

Julho 2005

Julho de 2016


Esta frase, “Isto acontece uma vez a cada 823 anos. Estes anos são conhecidos como ‘Money bag’.  (saco de dinheiro)”  é o primeiro indício de aldrabice. Quando um mail remete para curiosidades matemáticas já algo está mal.

Por último “Passa para 8 boas pessoas e o dinheiro aparece em 4 dias, baseado no Fengshui chinês.” é para apagar o mail. É certo que alguém que não sabe em que ano está, não percebe muito de matemática, e só vai levar a encher caixas de mensagens.  É alguém que romantiza o mundo em que vive e talvez acredite que as árvores falem. Só consigo aceitar que um tipo de pessoas o faça: os drogados que arrumam carros. Como a pessoa original tem tempo para enviar estes mails e tem net, não terá dificuldades monetárias. Por isso não aceito. Essa pessoa poderá brincar com os números do meu NIB…

6 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Esse mail é sem dúvida uma fraude, como outros que se recebem a miúde (ainda ontem recebi um a prever uma série de catástrofes a acontecer entre 2012 e 2018, que ditarão não o fim do mundo, mas o fim da humanidade).

    Mas para todos os céticos que lêm estas respostas, vou deixar aqui algo verídico e que podem confirmar facilmente: Amanhã será um dia irrepetível. A data 08-06-2012 não voltará a ocorrer nesta Era. Não é incrível?
    E o meu carro tem a matrícula 16-ER-27. Já pensaram na probabilidades de me ter calhado precisamente aquela matrícula?

    Já agora, em relação ao mail que me reencaminhara, respondi o seguinte (e apelo a que respondam sempre a quem vos rteencaminha este tipo de mensagens):

    «Olá XXXXX,
    Vi todo o Power Point e só não me ri porque o caso é sério. Alguém inventa estas histórias, sem qualquer base, e depois espalha isso na net.
    Este tipo de medos desencadeia um bom negócio para videntes, conselheiros espirituais, escritores de livros do género, astrólogos e toda essa cambada de parasitas que “ganha” a vida à custa da insegurança, ignorância e receios dos outros.

    Obrigado por me teres passado este mail. Quando o passares para outras pessoas (já o deves ter feito 🙂 ) acrescenta uma nota pessoal, para que não haja dúvidas que isto é tudo inventado. Eu sei que o título do mail (Be afraid! Be very afraid!!!) é irónico mas para muita gente essa ironia subtil não chega.
    Fica bem»

  2. Isso é a mesma coisa que dizer “que estranho, a soma de quaisquer dois números pares (reais e inteiros, entenda-se) é sempre igual a um número par. E a soma de dois números ímpares é sempre um número par também. Óbvio. É a curiosidade sobre curiosidades básicas. “Olha, as árvores têm sempre um tronco entre a raíz e a folha…”

  3. Engraçado… recebi uma coisa dessa em Janeiro de 2011, só que na altura era referente a esse mês…
    Mas eu recebi esta mensagem com um brinde. No início do e-mail havia mais esta pérola:
    “…Já agora, como curiosidades temporais, que dá para pensar em busca de plausibilidades…
    Isto é algo realmente estranho… Este ano vamos experimentar quatro datas incomuns… 1/1/11, 1/11/11,11/1/11, 11/11/11 e Tem mais!!!
    Agora vão descobrir, pegue os últimos 2 dígitos do ano em que nasceu mais a idade que você vai ter este ano e a sua soma será igual a 111 para todos!

    ALGUÉM CONSEGUE EXPLICAR O QUE É ISTO????
    EXPLIQUEM-ME POR FAVOR, SE SOUBEREM…”

    Bem bonito!! Gosto sobretudo do tom de súplica, como se realmente isto tivesse alguma coisa de bizarro… Fiz a minha parte e respondi às dúvidas existenciais. Constato que não serviu de nada.

    Pergunto-me quem será a alma que se diverte a “reciclar” estas coisas e a recolocá-las em circulação….

    1. Até essa história da soma dar sempre 111 é falsa!
      Eu nasci em 2000 (???), tinha onze anos em 2011. Logo, a minha soma deu 11 (00+11).

  4. Acho imensa graça a estas mensagens que enchameiam os nossos mails. Para mim que sou Católico e praticante, esta é uma versão nova daquelas mesinhas reze quatro orações passe a mensagem e vai ver um milagre na sua vida.
    As crendices são fáceis de passar quando as pessoas já nem pensam (que trabalheira).
    Um tipo sinistro do século passado dizia que uma mentira para se tornar credível devia ser enorme (Hitler). Infelizmente parece que deixou semente.
    Um abraço Algarvio

  5. As árvores não falam???????????? E o Senhor dos Anéis?????????…

    … 😉

    Abraço!

  1. […] Megalodon. Partos na Lua Cheia. Mitos da Lua Cheia. Grávida de Chimpanzé. Barbies Humanas. Money bag. Disparates Virais. Barulhos estranhos. Extraterrestres Antigos. Desmistificar. Erich von Däniken. […]

  2. […] e 5 segundas-feiras, enquanto outras de 5 domingos, 5 segundas-feiras e 5 terças-feiras. Mas a versão mais caricata que encontrei (a menos preocupada em parecer real), foi a que falava das 5 sextas-feiras, 5 […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights