Giovanni Cassini

A 8 de Junho de 1625 nasceu o astrónomo Giovanni Cassini. Faz hoje 387 anos.

Cassini foi professor de astronomia na Universidade de Bolonha, foi director do Observatório de Paris, observou pela 1ª vez 4 luas de Saturno, descobriu a divisão nos anéis do planeta Saturno, partilha o crédito da descoberta da Grande Mancha Vermelha de Júpiter, descobriu a rotação do planeta Júpiter (pela sua atmosfera), partilha a descoberta da distância da Terra a Marte que permitiu uma melhor estimativa das dimensões do sistema solar (na altura), etc, etc, etc.

Qualquer uma destas contribuições para o conhecimento humano já o tornaria como cientista de pleno direito.
Qualquer uma destas contribuições, já o distingue dos ignorantes pseudos que pululam pela internet, que nada descobrem e que só mentem.

Como qualquer cientista, Cassini não estava correcto em tudo, sobretudo quando se deixava levar pelas suas crenças pessoais.
Por exemplo, Cassini acreditava na mentira da astrologia e acreditava no geocentrismo. Como sempre, quando as crenças pessoais se sobrepõem à realidade do Universo, invariavelmente as crenças estão erradas, e o conhecimento do Universo ganha sempre.

Devido a todas as importantes contribuições que Cassini deu para a astronomia, nomeadamente para o conhecimento do sistema de Saturno, a sonda que temos neste momento “in loco” a estudar Saturno e as suas luas, chama-se Cassini.

1 ping

  1. […] Galileu. Copérnico. Newton (luz, documentário). Hawking (documentário). Bruno (aqui). Bohr. Cassini. Maxwell. Horrocks. Curie. Feynman. Ibata. Manning. História da Ciência. Einstein: Relatividade […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights