Vesta multicolor

A equipa da missão Dawn lançou esta semana este espectacular novo vídeo que mostra um modelo tridimensional de Vesta exibindo um mapa em alta resolução da composição mineralógica da sua superfície. A paleta de cores foi escolhida de forma a evidenciar variações demasiado subtis para o olho humano detectar. A integração desta informação no modelo tridimensional permite a visualização dos diferentes materiais detectados pela Dawn no contexto da topografia de Vesta.


Animação mostrando um modelo tridimensional de Vesta exibindo uma mapa da composição da sua superfície.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA/PSI.

Os cientistas da missão estão ainda a analisar a verdadeira identidade de todos os materiais representados pelas diferentes cores. Os tons de verde correspondem à abundância relativa de ferro, e as áreas coloridas a laranja são claramente materiais escavados do interior de algumas crateras de impacto. As áreas a cinzento que cobrem grande parte do hemisfério norte e uma pequena área na montanha que se ergue no pólo sul (aproximadamente no centro da bacia de impacto de Rheasylvia) correspondem a regiões que ainda não foram devidamente mapeadas pela Dawn. A cobertura destas áreas deverá melhorar até à partida da sonda da NASA em Agosto próximo.

1 ping

  1. […] por sua vez, coletou amostras e enviou imagens do asteróide Itokawa; e, em 2007, foi a vez da Dawn (NASA) analisar Vesta (neste presente ano).Asteróide triplo 2001 SN263 visualizado em fevereiro de 2008. Crédito: […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.