Shenzhou-9 na plataforma de lançamento

O foguetão Cheng Zheng-2F/G com a cápsula espacial Shenzhou-9 foi transportado para a Plataforma de Lançamento 921 do Complexo de Lançamento LC43 do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan. O transporte teve início às 0230UTC do dia 9 de Junho.

De notar que a Shenzhou-9 já se encontrava em Jiuquan desde o dia 9 de Abril, com o seu foguetão lançador a chegar ao centro de lançamento a 9 de Maio.

Entretanto, e apesar de ainda não se saber a constituição da tripulação, Fei Junlong (Comandante da Shenzhou-6), referiu que duas taikonautas estão na fase final do treino para uma delas participar na Shenzhou-9. A composição da tripulação deverá ser divulgada nos próximos dias.

A missão da Shenzhou-9 terá uma duração de 13 dias e o seu lançamento poderá ter lugar no dia 16 de Junho (se bem que é de admitir que este possa ter lugar dois dias mais cedo). Destes 13 dias, 10 dias destes passados a bordo do módulo TG-1 Tiangong-1, com dois dias de manobras de aproximação e acoplagem. Assim, a acoplagem com o módulo espacial deverá ter lugar a 18 de Junho. O último dia será dedicado às manobras de separação e regresso à Terra que assim deverá ter lugar a 29 de Junho (com um lançamento a 16).

As duas tripulações que estão na fase final do treino para a missão Shenzhou-9 chegaram ao Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan no dia 8 de Junho, entrando numa fase de quarentena.

Estas duas tripulações são compostas por quatro homens e duas mulheres (Liu Yang e Wang Yaping). Uma deles será escolhida para ser a primeira taikonauta a viajar no espaço com a sua suplente provavelmente a ter um lugar a bordo da Shenzhou-10 prevista para 2013. Em relação aos dois taikonautas estes deverão pertencer ao primeiro grupo de homens do qual fazia parte Yang Liwei, o primeiro taikonauta chinês.

2 comentários

  1. O Boletim Em Órbita – http://www.zenite.nu/orbita – tem acompanhado todos as fases que antecedem a missão.

  2. Encontrei este artigo da ibtimes:
    China Set To Launch Spacecraft This Month For Manned Space Docking
    (..)
    It means China’s spacecraft will become a genuine manned shuttle tool between space and Earth. It can send human beings to space stations or space labs. This will be a significant step in China’s manned space flight history
    (…)

    Fui ver a página da China National Space Administration. Pouca ou nenhuma informação…

    Espero que o astro.pt escreva um artigo sobre este tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights