Investir na Educação Científica

Há dois dias, 10 de junho de 2012, foi Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Longe de patriotismos, é sempre difícil comemorar um país que padece de mazelas várias. Mas, felizmente, é nas situações limites que ecoam, esperamos, as vozes da razão. O desinteresse do poder político e, consequentemente, do económico pelo investimento na ciência, na formação, na educação e na cultura é um fenómeno crónico que resulta, provavelmente, da falta de conhecimento científico, de formação, de educação e de cultura destes poderes.

Há dois dias, nas comemorações oficiais do 10 de junho, deu-se um erro de “casting” (deve ser a primeira vez que esta expressão é usada de forma positiva). No meio de uma sala cheia dos melhores exemplos de conformidade com o estado das coisas, convidaram o Doutor António Sampaio da Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa para discursar. Houve algo de dissonante nas palavras deste Senhor com o estado das coisas. No medo que as suas palavras e a sua mensagem se percam no ruído do fado português, deixo aqui o seu discurso. Não o deixo pela crítica política (que é feita ferozmente), concorde-se ou não, deixo-o porque nele há algo de incontornável, esteja-se em que quadrante político se estiver. Partilho-o porque parece que foi novidade para muitos que o futuro encontra-se no investimento na educação, na cultura e na CIÊNCIA.

A educação, a cultura e a ciência são o caminho. Não é o “futebol”, mas sim o estudo e o conhecimento. Quando a sociedade entra pelos caminhos pseudos, o medo, a pobreza, a radicalização, e a estupidez tomam conta das pessoas. Portugal perdeu-se e anda à deriva, porque se perdeu a ciência em Portugal, e não se consegue aproveitar o potencial dos jovens cientistas portugueses.

Mas que caminho tão longo e árduo é o do conhecimento que a nossa “língua portuguesa” parece não querer trilhar?
É necessário haver alternativas, e para isso é necessário haver um futuro com valorização do conhecimento. É necessária uma sociedade que se organiza com base no conhecimento!

É esta também a mesma mensagem de todos os que trabalham todos os dias pelo conhecimento, pela formação, pela cultura, pela literacia, pela educação e pela ciência, na procura de um futuro melhor… como o AstroPT.

3 comentários

1 ping

    • Manel Rosa Martins on 12/06/2012 at 12:19
    • Responder

    Em boa hora o AstroPt re produz este discurso do Dia de Portugal, obrigado Pedro.

    O 10 de Junho teve para os Portugueses, a julgar pelas reacções públicas, 2 pontos altos.

    1) Este discurso do Magnífico Reitor da universidade de Lisboa, o Professor António de Sampaio da Nóvoa, crucial para se entender as opções que Portugal tem pela frente.

    2) A justa condecoração de Salvador Mendes de Almeida, que tem dado um contributo e um exemplo fantásticos de inserção do cidadão com deficiência através da sua Associação Salvador.

    São 2 Grandes Portugueses em que todos nos podemos rever, pela lucidez, pela coragem e pelos seus exemplos de Vida.

  1. “Mas, felizmente, é nas situações limites que ecoam, esperamos, as vozes da razão.”
    Aqui a palavra chave é ESPERAMOS.
    Há que falar em esperança já que a realidade contraria essa tendência tão ansiada!

    Foi realmente um discurso contra-maré, com conteúdo (o que já não é pouco nestes tempos de palavras ocas)…mas será que as pessoas certas o “ouviram”?

    Esperemos que não passe realmente despercebido!
    Desde logo, há zum zum na redes sociais…será que esse zum zum se vai traduzir numa acção ou vai ficar por aí?

  2. Oh My Aliens!!!
    Que fantástico discurso!!! 😀

    Eu só incluiria no discurso também o papel da comunicação social.
    Os programas de televisão da manhã, da tarde, e da noite, só divulgam disparates, como as pulseiras quânticas, conversas com mortos, astrólogos, e outras tretas do género!
    A comunicação social, na sua ânsia de ter audiências a comerem acefalamente o que lhes é transmitido, contribui assim para a estupidificação e para a pobreza da sociedade portuguesa.

    A educação dos adultos passa quase exclusivamente pela comunicação social, e essa educação sobretudo na televisão, é uma porcaria 🙁

  1. […] 39 – Educação (tag): arma poderosa. Coursera. Alien Rescue. Segredo da Aprendizagem. 7 Problemas-Prémio da Matemática. Professor (arte de ensinar). Rosa Doran e Hands-On Universe. Cursos de Astronomia. Testes. Concursos (1, 2, 3) Estude astronomia. Investimento na Educação Científica. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights