China prepara Shenzhou-9 – Os taikonautas

No dia 11 de Junho os especialistas espaciais chineses levaram a cabo com sucesso um ensaio geral para o lançamento da Shenzhou-9 que deverá ter lugar no dia 16 de Junho de 2012.

O ensaio teve início às 0207UTC e teve uma duração de 4h 30m. Todos os sistemas relevantes para a missão, incluindo os taikonautas, cápsula espacial, foguetão lançador, centro de lançamento e observação, e os sistemas de controlo e de comunicações, foram testados em coordenação uns com os outros. Os taikonautas seleccionados para a missão participaram no teste a bordo da Shenzhou-9 envergando os seus fatos espaciais pressurizados.

Por ser de mais fácil pronunciação no Ocidente, adoptou-se o termo ‘taikonautas’ para designar os cosmonautas chineses, pois a palavra “yu hang yuan” seria de mais difícil pronunciação.

Ficamos então a saber os nomes dos e das taikonautas seleccionadas para a missão Shenzhou-9. Se bem que os nomes das duas taikonautas eram já conhecidos há vários meses (Wang Yaping e Liu Yang), os nomes dos restantes elementos que compõem as tripulações da quarta missão espacial chinesa era um segredo bem guardado… pelo menos à primeira vista.

Assim, e segundo o Boletim Em Órbita, os seis nomes entretanto revelados são Nie Haisheng, Zhang Xiaoguan, Wang Yaping, Jing Haipeng, Liu Wang e Liu Yang. De referir que todos estes nomes eram já de certa forma conhecidos, pois exceptuando Wang Yaping e Liu Yang, os quatro homens pertencem ao primeiro grupo de taikonautas seleccionados em Janeiro de 1998.

Nie Haisheng participou na missão espacial SZ-6 Shenzhou-6 entre 12 e 16 de Outubro de 2005. Nascido a 8 de Setembro de 1964 em Zaoyang, é casado e tem um filho. Actualmente Major-General, se seleccionado para a missão SZ-9 Shenzhou-9 tornar-se-á no primeiro taikonauta a realizar duas missões espaciais.

O nome de Zhang Xiaoguan surge um pouco como uma surpresa nesta selecção, pois muitos analistas esperavam que Chen Quan (Comandante suplente na missão SZ-7 Shenzhou-7) fosse seleccionado. Esta é a primeira nomeação de Zhang Xiaoguan e pouco se sabe sobre a sua biografia, para além de ter nascido em 1968.

Wang Yaping foi uma das taikonautas seleccionadas para o programa espacial chinês em Março de 2010. Nascida numa família de agricultores, os seus pais cultivam cerejas e as duas irmãs ainda vivem com os seus pais. Wang decidiu enveredar por uma carreira militar tornando-se piloto de aviões de transporte. Nascida a 27 de Janeiro de 1980 em Yantai, é casada e tem um filho. Wang participou em várias missões de resgate a quando do sismo que abalou a província de Shichuan em 2008.

Jing Haipeng nasceu a 24 de Outubro de 1966 em Yuncheng e tal como Nie haisheng já realizou um voo espacial, participando na missão SZ-7 Shenzhou-7 entre 25 e 28 de Setembro de 2008. É casado e tem um filho.

Pouco se sabe sobre o passado de Liu Wang. Seleccionado para taikonauta em Janeiro de 1998, Liu Wang nasceu em 1970 na província de Shanxi.

Liu Yang nasceu em Outubro de 1978 e é casada com uma importante figura militar. Liu Yang é Major na Força Aérea do Exército de Libertação do Povo.

As notícias mais recentes apontam os nomes de Jing Haipeng, Liu Wang e Liu Yang, como sendo a tripulação principal da Shenzhou-9. No entanto, ainda não surgiu nenhuma confirmação oficial sobre quem foi seleccionado para participar neste voo histórico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights