Aproxima-se o lançamento da Shenzhou-9

Segundo divulgou o Boletim Em Órbita, a nave espacial tripulada SZ-9 Shenzhou-9 encontra-se nos preparativos finais para o seu lançamento que deverá ter lugar às 1037:21UTC do dia 16 de Junho de 2012. Esta será uma missão histórica para a China que irá tentar levar a cabo a primeira acoplagem tripulada no seu programa espacial. A missão terá também a bordo a primeira taikonauta chinesa cuja identidade ainda não foi oficialmente revelada, mas que segundo os mais recentes rumores será Liu Yang (na fotografia em cima).

A missão terá uma duração de 13 dias com uma permanência de 10 dias a bordo do módulo orbital TG-1 Tiangong-1. Aparentemente está prevista uma segunda acoplagem tripulada durante a missão. Durante a permanência a bordo do módulo os taikonautas deverão levar a cabo várias experiências relacionadas com a adaptação do corpo humano a uma «longa» permanência em órbita, além de executarem outras experiências e observações científicas.

A bordo da Shenzhou-9 serão lançados vários quilos de mantimentos, estando o restante já a bordo do Tiangong-1. Dois taikonautas estarão permanentemente a bordo do módulo orbital, com o terceiro a bordo da Shenzhou-9. O mesmo acontece durante o período de descanso com um dos taikonautas a dormir a bordo da Shenzhou-9. Tanto a Shenzhou-9 como o Tiangong-1 estão equipados com dispositivos que permitem a realização de tarefas de higiene tanto por parte dos homens como das mulheres.

A Shenzhou-9 será lançada pelo foguetão CZ-2F/G Chang Zheng-2F/G (Y9) a partir da Plataforma de Lançamento 912 do Complexo de Lançamento LC43 do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan.

Os seis elementos seleccionados para a missão são Nie Haisheng, Zhang Xiaoguan, Wang Yaping, Jing Haipeng, Liu Wang e Liu Yang.

2 comentários

  1. ola é oermitido sexo na estação espacial ?

    1. Não.

      Temos uma categoria só para esse assunto. Sugiro que consulte os textos dessa categoria 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights