Pegasus-XL lança NuSTAR

Um foguetão Pegasus-XL colocou em órbita o observatório NuSTAR. O lançamento teve lugar às 1600:36UTC do dia 13 de Junho de 2012 após o avião de transporte L-1011 Stargazer ter levantado voo desde o Aeródromo Militar de Bucholz no Atol de Kwajalein pelas 1501UTC.

O NuSTAR (Nuclear Spectroscopic Telescope Array) é um satélite astronómico que irá estudar os raios-X de alta energia, tendo como objectivo ser a primeira missão a obter imagens de fontes de raios-X com energia entre os 8 e 80 keV. O satélite foi construído pela Orbital Sciences Corporation tendo por base o modelo LEOStar-2.

O satélite transporta dois telescópios equipados com detectores de cádmio-zinco telúrio que fornecem uma resolução de 60 x 64 pixels. Os seus espelhos são compostos por centenas de segmentos de espelhos curvados numa estrutura cilíndrica composta de 133 conchas com uma espessura de um quinto de milímetro com separadores de grafite.

O principal objectivo da missão é o de descobrir novos buracos negros super massivos e estrelas em colapso, para observar supernovas fontes de raios gama, além de mapear os restos de supernovas.

2 comentários

    • Manel Rosa Martins on 14/06/2012 at 10:29
    • Responder

    Grande Missão :))

    Muitos já chamam ao NuSTAR o caçador de buracos-negros, junto vídeo bastante interessante deste lançamento da NASA.

    http://www.youtube.com/watch?v=FdFTBe9oCb0&feature=related

  1. Excelente 🙂

    Na space.com vi também este interessante infográfico 😉
    http://www.space.com/14937-nustar-black-hole-space-telescope-infographic.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights