A China irá lançar a Shenzhou-9

A China está a poucas horas de iniciar a sua quarta missão espacial tripulada com o lançamento da Shenzhou-9. A bordo estarão três taikonautas: Jing Haipeng, Liu Wang e Liu Yang, sendo esta a primeira chinesa a viajar no espaço.

O abastecimento do foguetão CZ-2F/G Chang Zheng-2F/G teve início às 0930UTC do dia 15 de Junho. Na primeira fase o foguetão foi abastecido com o combustível seguindo-se o abastecimento de oxidante às 1230UTC. Tal como a primeira fase, esta segunda fase teve uma duração de duas horas. O peso total dos propolentes é de cerca de 450 toneladas.

O lançamento da Shenzhou-9 está previsto para ter 1037:21UTC (1137:21 hora de Lisboa) e será realizado a partir da Plataforma de Lançamento 912 do Complexo de Lançamento LC43 do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan.

Jing Haipeng é o Comandante da Shenzhou-9. Nascido a 24 de Outubro de 1966 em Yuncheng, província de Shanxi, foi piloto de caça na Força Aérea do Exército de Libertação do Povo, sendo seleccionado para taikonauta em Janeiro de 1998.

Esta é a segunda missão de Jing Haipeng, com o seu primeiro voo a ter lugar a bordo da Shenzhou-7. O Coronel Sénior Jing Haipeng é casado e tem um filho. Ingressou na Força Aérea em 1985 e acumulou mais de 1.200 horas de experiência de voo.

Liu Wang nasceu em 1970 na província de Shanxi. Este é o seu primeiro voo espacial e é o responsável pela manobra de acoplagem com o módulo Tiangong-1.

Foi seleccionado para o grupo de taikonautas em Janeiro de 1998 após ingressar na Força Aérea em 1988. Possuí mais de 1.000 horas de voo e é agora Coronel na Força Aérea.

Com 33 anos de idade Liu Yang irá tornar-se na primeira chinesa a viajar no espaço. Nascida em Outubro de 1978 em Zhengzhou, província de Hainan, foi piloto na Força Aérea e é a primeira do segundo grupo de taikonautas a viajar no espaço.

Ingressou na força aérea em 1997 e é uma piloto veterana com mais de 1.680 horas de voo. É casada e é Major na Força Aérea.

 

2 comentários

  1. Rui, se for amanhã, a 1ª mulher taikonauta irá para o espaço no mesmo dia que a Valentina Tereshkova.

    Achas que é coincidência, ou é mesmo de propósito? 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights