Formação de lagoas nos trópicos de Titã

“A sonda espacial Cassini captou a formação de um lago rico em metano e de várias lagoas próximas ao equador de Titã, a maior lua de Saturno. (…)
Pesquisas anteriores já haviam indicado a presença de lagos nas regiões polares de Titã. Mas, por muito tempo, se pensou que corpos líquidos não poderiam existir na parte central da lua porque a energia do Sol naquelas latitudes faria os lagos de metano evaporarem. (…)
(…) lago de hidrocarbonetos de 927 quilómetros quadrados (…). Perto desse lago, os cientistas indicaram a possível presença de mais quatro lagoas rasas semelhantes em tamanho e profundidade a pântanos existentes na Terra. (…)
Os cientistas (…) sugerem que pode haver uma fonte subterrânea de metano em Titan que periodicamente se abre para a superfície para formar as lagoas. (…)”

Leiam o artigo completo na Globo, e na NASA.

1. Acho legal também, porque pode servir de combustível pra viagens espaciais, ou será que não?

• Ricardo Correia on 15/06/2012 at 18:00

O gás metano está relacionado muitas vezes com bactérias. Isto levanta sempre a questão da busca de vida noutros planetas.

Antes que os Pseudos se passem, se por acaso o elevador lá do prédio cheirar a metano, isso não quer dizer que os ET’s já chegaram. 😉