A Terra vista pela Rosetta

A Terra fotografada pela sonda Rosetta. Composição em cores aproximadamente naturais construída com três imagens obtidas a 13 de Novembro de 2009 pelo sistema de imagem OSIRIS, através de filtros para comprimentos de onda na banda do visível (390, 590 e 630 nm).
Crédito: ESA/equipa OSIRIS/MPS/UPD/LAM/IAA/RSSD/INTA/UPM/DASP/IDA/composição a cores de Gordan Ugarkovic.

A Rosetta afastava-se a grande velocidade em direcção ao espaço interplanetário quando obteve este magnífico retrato do nosso planeta. Esta seria a terceira e última assistência gravitacional na Terra, antes da sonda europeia se aventurar no interior da Cintura de Asteróides para os encontros com os asteróides 2867 Šteins e 21 Lutécia. São reconhecíveis na imagem os contornos do continente africano e da península arábica. A Europa surge mais norte escondida num espesso manto de nuvens.
A Rosetta encontra-se neste momento em hibernação e não voltará a comunicar com a Terra até Janeiro de 2014. O seu próximo destino será o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. A sonda deverá entrar na órbita do cometa em Maio de 2014 para uma missão que se estenderá até ao final de 2015.

2 comentários

1 ping

    • nazareth severino on 20/06/2012 at 10:56
    • Responder

    Gostaria de saber como são obtidas as fotos da Via Láctea, galáxia onde “moramos”. Se eu quiser fotografar a minha casa estando cá dentro, terei que enviar alguem lá fora para a fotografar. Quem ou o que é que, fora da Via Láctea a fotografou para nos dar essa informação?
    Provavelmente a pergunta é estúpida, mas de facto não sei a resposta!
    Obrigado

    1. A quais fotos se está a referir?

      Imagens feitas em computador?

      Ou fotos ao plano da Via Láctea?

      Dê-nos um link de um exemplo daquilo que se está a referir…

  1. […] Earthshine. Citações e Fotos: Primeira, Earthrise, Noite, MESSENGER, Blue Marble, Berlinde Azul, Rosetta, MSG-3, Nascer da Terra, Mundo da janela (aqui). 2 luas (aqui). Quase-Luas. Afastamento. Periélio. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.