Solstício de Verão 2012

O Sol atingirá amanhã, pelas 00:09 (hora de Lisboa), a máxima declinação a norte do equador celeste. Esse momento corresponde ao solstício de Verão e marca o início da estação mais quente do ano no Hemisfério Norte. A palavra solstício tem origem no latim solstitium (Sol parado), e está associada à ideia de que quando o Sol atinge estes pontos, detém por instantes o seu movimento aparente no céu. Este ano o Verão prolongar-se-à por 93,65 dias, até ao próximo equinócio que ocorrerá no dia 22 de Setembro pelas 15:49 (hora de Lisboa).
Um feliz solstício a todos! 😛

 

Equinócios e solstícios vistos do espaço. Esta animação mostra a mudança diária da linha do terminador na Terra (a linha que separa o dia da noite) durante um ano, vista pelo satélite geostacionário Meteosat-9. As maiores inclinações desta linha correspondem aos solstícios. Quando esta linha é completamente direita ocorre um equinócio.
Crédito: NASA/EUMETSAT.

4 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Aproveitando-me do post, vejam como o jornal televisivo de maior audiência no Brasil, o Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, anunciou o solstício de inverno no Hemisfério Sul: http://g1.globo.com/jornal-nacional/videos/t/edicoes/v/temporais-podem-atingir-o-centro-sul-do-pais-e-o-litoral-do-nordeste-no-inicio-do-inverno/2002464/ .

    A jornalista Flávia Freire (des) informou aos telespectadores que a chegada do inverno no dia 20 de junho deve-se à distância maior que a Terra se encontra, nesse dia, em relação ao Sol. O que traria menor luminosidade ao planeta.

    Enviei e-mail à emissora explicando a origem do fenômeno e solicitei a devida correção.

    1. Essa é uma das concepções erradas mais comuns na astronomia 🙁

      No Hemisfério Sul, até coincide essa razão (é Inverno quando está mais longe), por isso a concepção errada deve ser ainda mais espalhada 🙁

      No hemisfério Norte, dizendo que é Verão quando a Terra está mais longe do Sol, a concepção errada é mais fácil combatida…

      Penso eu… isto são só opiniões minhas, porque não fiz nenhum estudo comparativo entre hemisférios… 😉

    2. Com direito a gráfico e tudo. Péssimo jornalismo. 🙁

    • Agostinho Magalhães on 20/06/2012 at 16:34
    • Responder

    Parabéns pela tua página! Gostaria de te pedir que sempre que possível publicasses alguma coisa, que saibas, sobre os astrónomos ainda em funções, que desenvolvem, validamente, pesquisas que questionam as doutrinas cientificas estabelecidas. Obrigado!

    Abraço

  1. […] – Estações do Ano: Primavera, Verão (2013, 2012), Outono, Inverno (2012). Mudança de Hora. Mais 1 Segundo. Mito do […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights