Antes de serem cientistas famosos

Esta imagem anda a ser partilhada pelo Facebook:

Achei a imagem interessante porque me parece que retrata bem alguns elementos que constituíram a sua personalidade como adultos… mesmo que esta minha análise seja à posteriori, subjectiva, e baseada num momento de foto que não é “real”.

Exemplos:

Neil deGrasse Tyson percebe-se que tem uma personalidade traquinas. Em adulto, continuou com a mesma desenvoltura “traquinas” nas explicações de ciência.

Albert Einstein está demasiado “preso” nas suas vestes, o que retrata bem o sentimento opressor da altura, que marcou tanto a personalidade de Einstein, que ele passou toda a vida a lutar contra isso.

Richard Feynman com a sua bicicleta, deixa antever uma personalidade muito mais prática, o que marcou bastante tanto a sua faceta científica como de explicação dos assuntos (ex: ler sobre a forma fenomenal como ele explicou a razão para o desastre do vaivém espacial Challenger).

Carl Sagan mostra-se como um miúdo com bastante liberdade e aberto a diferentes experiências, o que caracterizou a sua postura adulta quer na ciência (divulgação) quer na sua vida pessoal (nomeadamente com a 2ª esposa, Linda Salzman).

Stephen Hawking parece-me claramente aquele que se modificou mais, infelizmente em função da sua doença.

2 comentários

  1. I like your analysis very much, will share in FB.

  2. Hey, faltou minha foto, huh? 😉

    http://imagensengracadas.com.br/blog/2012/03/01/quem-o-beb-choro/

    😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights