Investigação em estrelas e planetas

No Centro de Astrofísica da Universidade do Porto:

13 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Sim Carlos concordo com a tua visão de um geocentrismo que envolve a cada época. A questão é que hoje muitas pessoas já não acham mais impossível algo vir dos céus e passar a uma posição próxima a nós. Não necessariamente neste 2012,porém tornou-se um dos medos da sociedade quando se fala em extinção em massa. Ou seja não seria apenas por guerras ou doenças. Vc mesmo como cientista sabe o quando os E.U.A se preocupam com a questão de mapear os céus,não apenas para saber mais,muito mais que isto, tentar nos proteger de algum perigo iminente. Quantos filmes vemos hoje em dia sobre esta temática rs. Concordo com os teus argumentos ok. Dai esta busca maluca que as pessoas fazem na net através dos telescópios acoplados a internet. Realmente a astronomia é facinante e o macro ás vezes nos assusta kkk.

  2. Carlos e demais amigos obrigado pelos esclarecimentos sobre a posição da lua,aqui no céu de Goiânia realmente deixou muita gente intrigado rs. Somando-se a isto os comentários e tanta baboseira que esta surgindo na internet associada a este ano de 2012.Porém quero fazer uma ressalva,espero que entenda Carlos e demais companheiros. Já comentei isto por aqui ha um tempo atrás,bom, vivemos um período em que ficção e realidade são divididos um uma tênue linha. O inconciente coletivo parece sentir algo que “paira no ar”,talvez isto explique a histeria coletiva com o receio de vir algo grandioso dos céus a nos atingir. Talvez nunca tenhamos vivido um periodo tão próximo entre a ficção e a realidade. Os filmes de ficção cientifica que o digam. Abraços e obrigado aqui do Brasil por este ótimo blog com pessoas capacitadas.

    1. isso é uma ideia que é comum a *todas* as eras. Em todas as alturas, mesmo há 2500 anos atrás, as pessoas pensavam da mesma forma.
      É um problema psicológico das pessoas, é um geocentrismo psicológico em que assumem que o tempo delas é o mais importante porque vivem nele. Já falei sobre isso aqui no blog 😉
      Não há nada de especial no tempo actual.

  3. Francisco, a orbita da lua em torno da terra esta’ inclinada 5 graus em relacao a’ orbita da terra em torno do sol, isto associado a’ orbita da lua que e’ uma elipse em torno da terra, e nao esquecendo que a lua esta’ mais perto da terra cerca de 10% no perigeu do que no apogeu. Todas estas variantes e mais algumas 🙂 fazem com que algumas vezes o ‘famoso’ C ou D aparente da Lua, fiquem na verdade um U ou um A. Abraco

    • Francisco de Assi Dorneles on 25/06/2012 at 23:28
    • Responder

    Carlos, aqui no Brasil estamos vendo a lua em forma de u,me explique por favor este fenomeno.

    1. Queria vê-la como? Em forma de A?

    2. Se a pergunta é devido a andar a ler websites de vigaristas, peço-lhe que leia a explicação que já dei dezenas de vezes:

      Exemplo:

      “Quanto à Lua estar diferente, isso é parvoíce de vigaristas.

      A suposta excentricidade da Lua que os pseudos reivindicam, se eles não fossem vigaristas compravam um telescópio e viam por si próprios.

      Infelizmente, preferem vigarizar as pessoas com mentiras, facilmente desmontadas em qualquer sítio de conhecimento astronómico… mesmo em locais de conhecimento para crianças (eles são tão vigaristas, que nem sequer sabem ler textos e ver imagens que qualquer criança de 5 anos compreenderia):

      http://starchild.gsfc.nasa.gov/docs/StarChild/questions/question43.html
      http://en.wikipedia.org/wiki/Wet_moon
      http://www.astronomycafe.net/qadir/q2685.html
      http://www.flickr.com/photos/uk_greg/5506419153/
      http://www.usatoday.com/tech/columnist/aprilholladay/2004-06-10-wonderquest_x.htm

      Quem anda a vigarizar as pessoas devido à forma da Lua, bastaria perder 1 minuto no Google para perceber que os “mistérios” são inexistentes.”

      abraços!

    3. Eu só me pergunto se nunca olharam para o céu. Nunca viram a Lua em crescente? Caramba, inclusivé aparece desenhada nos calendários!

      1. Olá Sérgio,

        Queres escrever um post sobre isto? O que dizes? 😉

        É que já temos recebidos vários comentários sobre isto, e começa a encher-me tar sempre a dizer o mesmo: olhem para o céu frequentemente! 😛

      2. OK Carlos. 🙂
        Penso que já encontrei a origem deste disparate todo.

      3. Boa 🙂 Sempre vais criar um post então? 🙂

        As palavras do Bruno, em baixo, também me parecem interessantes 🙂

      4. Sim, estou já a tratar do assunto. 🙂

  4. É pena o som estar muito próximo do “inexistente”… 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights