Cassini fotografa o novo adorno de Titã

A região do pólo sul de Titã vista pela sonda Cassini a 26 de Junho de 2012. Composição em cores naturais construída com imagens obtidas através de filtros para as cores azul, verde e vermelho (imagens originais: N00191625, N00191626 e N00191627).
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/composição de Sérgio Paulino.

A Cassini sobrevoou na semana passada o pólo sul de Titã a uma distância de pouco mais de 450 mil quilómetros. A equipa da missão aproveitou esta passagem distante para realizar uma longa sessão de observação do complexo sistema de nuvens que nos últimos dois meses tem pairado sobre esta região. Durante um período de cerca de 13 horas, o espectrómetro CIRS analisou a composição química da atmosfera, medindo a pressão de nitrilos e de outros compostos orgânicos azotados enquanto as câmaras da sonda obtinham imagens através de diferentes filtros.
Os detalhes presentes nas imagens são fabulosos, mas o que me impressionou mais é que esta estrutura gira sobre si própria! Vejam só a animação em baixo:

O sistema de nuvens estratosféricas do pólo sul de Titã numa animação composta por nove imagens obtidas pela sonda Cassini a 26 e 27 de Junho de 2012, através de um filtro para o azul.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/animação de Sérgio Paulino.

3 comentários

    • Jonatas Almeida da Silva on 02/07/2012 at 15:43
    • Responder

    Quem aqui descordaria de Titã ser um dos mundos mais fascinantes e surpreendentes que já tivemos o privilégio de ver?

  1. A astronomia está com grande evolução científica ùltimamente, mas devido às grandes distâncias e imensidão do “Universo”, só aos poucos saberemos algo. Pelo andar só quando houver muito mais tecnologia.Depois não saberemos pois se passarão muitos anos e não estaremos por cá.Mas para já é gratificante saber que nos meus tempos de estudo só eram considerados 9 planetas, 1 sol e 1 lua. Agora sabemos que existem muitos planetas mais, além de alguns terem 2 luas e haver mais sois.Mas esta informação deste blog é muito boa e muito interessante.Parabens ao Sérgio e aos outros colaboradores e seguidores do blog “astropt”.
    Carlos Inácio

  2. WOW 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.