Delta-IV Heavy lança NROL-15

Uma nova missão militar dos Estados Unidos foi colocada em órbita pela United Launch Alliance. O lançamento da NROL-15 teve lugar às 1315UTC do dia 29 de Junho de 2012 e foi levado a cabo pelo foguetão Delta-IV Heavy (D360) a partir do Complexo de Lançamento SLC-37B do Cabo Canaveral AFS.

Este foi o primeiro lançamento do Delta-IV Heavy equipado com o novo motor RS-68A, pois nas missões anteriores foi utilizado o motor RS-68. O RS-68A é uma versão melhorada do RS-68, tendo uma maior potência e um maior impulso específico, o que permite um aumento da capacidade do lançador.

O tipo de carga a bordo da missão D360 permanece classificado e tem havido muita especulação sobre o que foi colocado em órbita. O azimute de lançamento utilizado nesta missão foi direccionado para Este a partir do Cabo Canaveral, indicando como possível destino a órbita geossíncrona. Assim, o satélite colocado em órbita poderá ser um veículo ELINT de inteligência electrónica. Estes satélites era designados Mentor ou Advanced Orion, mas é provável que esta designação já tenha sido abandonada pelo National Reconaissance Office por ter sido já divulgada.

Imagem: ULA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights