Foi descoberta a maior cratera do mundo ?

Foi descoberta na Gronelândia a mais antiga e maior cratera existente na Terra de que se tem conhecimento.
A cratera com 100 kms de diâmetro foi formada por um impacto de um asteróide com cerca de 30 kms de diâmetro, há cerca de 3 mil milhões de anos.
A cratera já sofreu modificações, nomeadamente a erosão do vento e da água existente na Terra. O impacto original poderá ter produzido uma cratera 5 vezes maior (daí estar a ser divulgada como sendo a maior cratera original descoberta até hoje, já que a cratera Vredefort, na África do Sul, tem “somente” 2 mil milhões de anos de idade e 300 kms de diâmetro – também sofrendo erosão do tempo).

Originalmente, o impacto deve ter-se dado no mar e terá produzido tsunamis gigantescos. A evidência para isto é a existência de rochas que foram preservadas com alterações, nomeadamente devido a fissuras criadas pela penetração de água do mar nessa crosta terrestre aquando do impacto.

A descoberta foi feita por uma equipa internacional de cientistas que pertencem a diferentes instituições: Geological Survey of Denmark and Greenland (GEUS), Cardiff University, Lund University, e Institute of Planetary Science.

Leiam aqui e aqui.

Lembremo-nos que o evento que vitimou os dinossauros, foi devido primariamente a um impacto de um asteróide de cerca de 10 kms que produziu uma cratera de 180 kms de diâmetro.
Ou seja, este evento foi muito pior, e terá certamente tido consequências na evolução da vida (microbiana) da altura.
Se isto acontecesse hoje, diríamos “adeus” aos Humanos e certamente a mais de 90% da vida na Terra…

Já agora, só como comparação, se hoje este asteróide caísse em Portugal… pulverizava o país inteiro!

Localização da cratera, perto da vila de Maniitsoq, na Gronelândia

2 comentários

1 ping

  1. Daquilo que se sabe, a alteração mais significativa nesta altura (+ ou – 3 mil milhões de anos), foi o aparecimento dos primeiros organismos a utilizar oxigéno (em vez do dióxido de carbono)… se calhar com uma ‘ajuda’ extra-terrestre!!! (eheheh…!!!)

    Abraços

  2. Pseudos afirmando que finalmente encontraram a entrada pra Terra Oca em 5,4,3…

  1. […] Clovis. Mamutes. Tunguska (aqui). Devoniano. Bactérias. Bactérias. Alterações Climáticas. Maior cratera. Brasil. Viagem do […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights