Especialistas de renome da Astronomia mundial de visita ao CAUP

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) dá as boas vindas aos professores Michel Mayor, Joseph Silk e Thierry Montmerle, do conselho consultivo do CAUP.

Durante os próximos dias o conselho consultivo irá analisar a prestação científica do CAUP e a sua intervenção em formação e divulgação científica. Para tal, foram convidados a integrar esse conselho alguns dos maiores especialistas mundiais das diversas áreas nas quais o CAUP desenvolve investigação.

Michel Mayor foi diretor do Observatório de Genebra e é o pai da deteção de planetas extrassolares tendo descoberto, em 1995, o primeiro exoplaneta, a orbitar uma estrela semelhante ao Sol, a estrela 51 do Pégaso.

Joe Silk, foi o Savilian Professor of Astronomy, na Universidade de Oxford, sendo um dos maiores peritos em cosmologia e formação de galáxias. Um efeito cósmico no Universo primordial tem o seu nome – Silk damping.

Thierry Montmerle foi diretor do Laboratório de Astrofísica de Grenoble e integra o Comité Executivo da União Astronómica Internacional (UAI), tendo dado grandes contributos para a compreensão dos mecanismos de formação e evolução de estrelas jovens.

Com base na análise e nas sugestões do conselho consultivo, o CAUP procura traçar e reforçar a sua estratégia de investigação e desenvolvimento para os próximos anos.

Mais informações:
Astronotícia do CAUP

Algumas fotos da visita estão disponíveis no Facebook do CAUP.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights