Primeira Star Party na Reserva Dark Sky Alqueva

O céu sobre o lago Alqueva, fotografado por Miguel Claro

A Reserva “Dark Sky” do Alqueva, um dos locais com o céu mais escuro de todo o planeta, foi o palco escolhido pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) para observar o Universo. Inserido no programa “Ciência Viva no Verão”, o CAUP desloca-se a Monsaraz e à Herdade do Esporão, para duas noites de observação do céu, a 20 e 21 de julho de 2012.

A zona do Alqueva, no Alentejo, foi classificada no final de 2011 como Reserva “Dark Sky” (em português, “céu escuro”), sendo mesmo a primeira do mundo a obter a classificação de “Destino Turístico Starlight”. Estas classificações, atribuídas pela Fundação Starlight, certificam a qualidade do céu noturno do Alqueva e também das atividades turísticas relacionadas com o céu, sendo por isso reconhecidas pela UNESCO e pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO).

A Fundação Starlight foi criada em 2007 para fazer cumprir a “Declaração para a Defesa do Céu Noturno e para o Direito à Luz das Estrelas”, que classifica o céu noturno como Património Científico, Cultural e Ambiental da Humanidade. Esta declaração foi assinada e reconhecida por organizações internacionais como a UNESCO, o Observatório Europeu do Sul (ESO) ou a UNWTO.

Sendo o Alqueva um dos locais com o céu mais escuro de todo o planeta, condição necessária para boas observações astronómicas, o CAUP organiza, em colaboração com a Reserva Dark Sky Alqueva, a primeira Star Party Alqueva. Esta iniciativa, inserida no programa “Ciência Viva no Verão”, disponibiliza os telescópios do CAUP ao público, para observar o Universo num dos melhores céus do mundo.

No dia 20 de Julho a observação ocorre em Monsaraz, e no dia 21 realiza-se na Herdade do Esporão. Como complemento ao programa de Sábado, a Herdade do Esporão disponibiliza um programa especial, com preço promocional e limitado a 100 inscrições, que inclui:

13H00: Almoço “Menu Cassiopeia”
15H00: Visita às caves e adegas
15H45: Prova de vinhos
19H30:Vista à Horta acompanhada pelo Chef
20H30: Jantar de degustação “Menu Espiga” com produtos da Horta
22H30: Tertúlia no Jardim “O céu é o nosso limite”
23H00: Observação Noturna

Entre Julho e Setembro de 2012, o CAUP organiza muitas outras atividades inseridas no programa “Ciência Viva no Verão”. A lista completa dessas atividades está disponível aqui.

Mais informações:
Astronotícia do CAUP

1 comentário

  1. Uma excelente iniciativa do CAUP!
    Quem me dera poder ir a esta festa! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights