Sol produz espectacular fulguração classe-X!

A gigantesca mancha solar 1520 produziu ontem ao final da tarde uma espectacular fulguração classe-X1,4 de longa duração. A poderosa explosão atingiu o seu pico de intensidade pelas 17:49 (hora de Lisboa), altura em que enviou um pulso de radiação electromagnética (raios X e UV extremo) na direcção da Terra que ionizou parcialmente as camadas superiores da atmosfera terrestre, provocando distúrbios na normal propagação de ondas rádio no hemisfério diurno durante cerca de 1 hora.

 

A fulguração classe-X de ontem numa sequência de imagens obtidas durante cerca de 3 horas pelo instrumento Atmospheric Imaging Assembly do Solar Dynamics Observatory, através de um filtro para o ultravioleta extremo (131 Å).
Crédito: SDO(NASA)/AIA consortium.

O fenómeno esteve ainda associado a uma pequena tempestade de radiação solar (ainda em actividade) e à libertação de uma brilhante ejecção de massa coronal que deverá atingir a Terra amanhã (Sábado) pelas 11:20 ± 7 horas (hora de Lisboa). O impacto da nuvem de plasma na magnetosfera terrestre deverá despoletar uma tempestade geomagnética moderada a severa, com a manifestação de auroras em latitudes invulgarmente baixas (provavelmente até à Europa Central).

 

Modelo informático da propagação da ejecção de massa coronal no Sistema Solar interior, criado pelo NASA Goddard Space Weather Center com base em dados recolhidos pelos observatórios STEREO e SDO.
Crédito: NASA Goddard Space Weather Center.

A região 1520 mantém uma complexa configuração magnética beta-gama-delta, pelo que se espera mais acção para os próximos dias.

1 comentário

1 ping

  1. Desta não escapamos, vai ser o fimmmmm! :))

  1. […] Missão SDO, vídeo, informações, proeminência, tempestade (explicação), Tempestades Solares, Solar Flare, tornado, heliosfera. Pilar Solar (aqui, aqui). Geração. Sol viaja mais lento. Cauda. Destino. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.