Soyuz TMA-05M a caminho da ISS

A Rússia levou a cabo o lançamento da missão espacial tripulada Soyuz TMA-05M (Agat) às 0240:03UTC do dia 15 de Julho de 2012. O lançamento foi levado a cabo por um foguetão Soyuz-FG a partir da Plataforma de Lançamento PU-5 do Complexo de Lançamento LC1 ‘Gagarinskiy Start’ do Cosmódromo de Baikonur.

A bordo da Soyuz TMA-05M seguem três novos elementos da Expedição 32/33. Yuri Ivanovich Malenchenko é o Comandante da Soyuz TMA-05M. Esta é a sua 5ª missão espacial após ter sido Comandante da estação espacial Mir, de ter participado num voo do vaivém espacial norte-americano e de já ter comandando a ISS. Yuri Malenchenko torna-se no 6º cosmonauta russo e no 32º ser humano a levar a cabo cinco missões espaciais orbitais. A astronauta norte-americana Sunita Lynn Williams é a Engenheira de Voo n.º 1, sendo esta a sua segunda missões espacial orbital tornando-se no 229º astronauta dos Estados Unidos e no 326º ser humano (juntamente com Akhiko Hoshide) a realizar duas missões espaciais orbitais. O astronauta japonês Akihiko Hoshide é o Engenheiro de Voo n.º 2, sendo esta a sua segunda missão espacial orbital e tornando-se no 6º astronauta japonês e no 326º ser humano (juntamente com Sunita Williams) a realizar duas missões espaciais orbitais. A tripulação suplente é composta pelo cosmonauta russo Roman Yuriyevich Romanenko, pelo astronauta canadiano Chris Austin Hadfield e pelo astronauta norte-americano Thomas Henry Marshburn.

Fazendo parte da Expedição 32, os novos membros irão levar a cabo um variado programa de experiências cientificas que variam desde pesquisas sobre a adaptação do corpo humano ao ambiente espacial até às tecnologias espaciais, passando por pesquisas geofísicas, detecção de recursos terrestres, biotecnologia espacial, estudo dos raios cósmicos, e projectos educacionais e humanitários.

A Soyuz TMA-05M deverá acoplar com o módulo Rassvet no dia 17 de Julho.

Imagem: Roscosmos

1. A ciência deve ser uma grande força de união do mundo!!!!!! Um abraço.