Vega, por que te chamam assim?

Para os habitantes do Hemisfério Sul, quando o Escorpião surge bem alto no céu nas primeiras horas da noite, podemos avistar ao norte uma estrela bem brilhante de coloração esbranquiçada. Trata-se de Vega, que está entre as 5 estrelas mais brilhantes do céu, atrás apenas de Sírius, Canopus, Rigil Kentaurus e Arcturus.

A palavra vem do termo àrabe “al-wāqi‘”, de an-nasr al-wāqi‘, que significa “o pouso da águia”. O nome não é nenhuma confusão com a atual constelação da Águia, onde brilha a estrela Altair, mas  povos antigos identificavam essa região do céu fazendo a figura de uma ave, entre elas a águia. Alguns estudos sustentam que o pássaro antes utilizado para designar essa região do céu era um abutre, figura cuja origem teria sido na Índia ou no Egito.

Vega também é conhecida como Estrela da Harpa por causa da Lira, nome oficial da constelação onde a estrela se situa. A Lira geralmente está vinculada à lenda grega do Orfeu. Curioso notar que nos áureos tempos das cartas celestes a constelação da Lira aparecia ornamentada com um pássaro, uma ligação da versão grega com as formas mais antigas da constelação.

• Suzan Pinheiro on 15/02/2020 at 18:11

Fiquei feliz por saber que VEGA é uma estrela, e estrela mais brilhante. Nesta madrugada, 15/02/020, não sei precisar exatamente o horário, apenas que ainda estava escuro. Da direção do armário do meu quarto, cabeceira da minha cama, ouvi uma voz, também não saberia distinguir se de homem ou mulher, dizendo a palavra VEGA. Logo que amanheceu fui direto para o Google com o fim de saber o que significa essa palavra. Foi muito bom saber que é uma estrela e linda. Peguei no Google e trouxe a imagem dela para a área de trabalho do PC. Achei o máximo. Obrigada Deus………….

1. Quando li a sua mensagem sorri de felicidade.
      Há uns oitos anos atrás, antes de dormir, pedi alguma inspiração ao céu para uma letras e músicas que não conseguia terminar, especialmente o nome de uma delas.
      Nessa noite, sonhei com uma estrela BEM brilhante, a passar, quase a tocar na minha cara, LINDO, até fico emocionada ao descrever.
      Quando acordo, algo me diz para ir pesquisar o que sonhei e procurar pelo nome de VEGA.
      SEM SABER, o meu espanto, vejo o significado da estrela Vega , inteiramente ligado à música e às belas criações artísticas.
      Tive toda a resposta que precisava ali.
      Ficará para sempre guardado no meu coração e na minha alma. 🙂

1. Na noite em que o meu filho morreu, a 16 de Julho de 2000, decidi que lhe havia de dar a estrela mais bonita do céu nessa noite.
    Abri uma janela do Hospital D. Estefânia, olhei para o céu e Vega estava linda. Brilhava imenso. Destacava-se facilmente no céu estrelado. Decidi que essa seria a estrela dele.
    Fico sempre feliz quando ela começa a aparecer nos céus de verão, durante o inverno sinto a sua falta.

Vega também faz parte do Triângulo de Verão

Não sabia a origem do seu nome. Condiz :).
    Obrigado Saulo 🙂

• Jonatas Almeida da Silva on 18/07/2012 at 18:31

E 3 vezes mais pesada e maior que o Sol, ela gira tão rápido, 12 horas contra os 30 dias que leva o Sol, que sua matéria se acumula no equador e ela é fortemente achatada nos pólos.
    Acho que com isso ela deve ter seus polos mais quentes e luminosos que o seu equador, por causa que com esse formato esses lugares estão mais perto do núcleo poderoso da estrela.

2. E Vega foi também a estrela onde, mais recentemente, Carl Sagan imaginou a origem de uma mensagem extraterrestre, no seu fabuloso romance “Contacto”. 🙂